Frio ou calor? Saiba como fica o clima em outubro no Brasil

Previsão do tempo revela o que os brasileiros devem esperar das duas primeiras semanas do novo mês.



Setembro foi marcado por recordes de calor em diversas áreas do país, além de um ciclone que causou perdas e prejuízos na região Sul, em grande parte devido aos efeitos do fenômeno El Niño. A previsão do tempo mostra que esse padrão pode se repetir no mês de outubro.

Leia mais: Quem pode tirar a CNH de graça em outubro? Descubra agora

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), novas ondas de calor e tempestades devem ocorrer durante este mês, que começou com a passagem de mais um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. No começo da semana, o ar frio deve provocar geadas e a formação de uma frente fria.

Nesta segunda-feira (2), pode chover acumulados superiores a 50 milímetros no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre, mas o tempo fica seco ou com volumes mais baixos no restante da região. Já no Nordeste, a umidade relativa do ar continua baixa, especialmente no Matopiba.

O tempo segue estável no Centro-Oeste, onde a baixíssima umidade do ar preocupa. Apesar da massa de ar quente e seco, podem ocorrer pancadas em boa parte da região.

O padrão é semelhante ao do Sudeste, onde o tempo seco e sem chuvas predominam, embora haja possibilidade de temporais e trovoadas em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Já na região Sul, o deslocamento do ciclone extratropical no fim de semana deixa o tempo seco no Rio Grande do Sul, mas mantém instabilidades em áreas de Santa Catarina e Paraná.

Previsão do tempo para os próximos dias

Entre os dias 3 a 10 de outubro, estão previstos acumulados de 30 mm no noroeste do Amazonas e Acre, tempo seco no Amapá e norte do Pará, e chuva inferior a 20 mm nas demais áreas da região Norte.

Já no Nordeste, pode chover menos de 10 mm em áreas da Bahia e sul do Matopiba, com predomínio de tempo seco e sem chuvas durante a semana no norte da região, exceto na costa leste.

O Centro-Oeste e o Sudeste terão uma semana com acumulados de chuva de até 40 mm. No litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, devem cair volumes acima de 50 mm no período.

A previsão é de bastante chuva na região Sul, onde os acumulados superam 90 mm no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Apenas no extremo norte do Paraná e leste de Santa Catarina, os volumes não ultrapassam 40 mm.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário