Pulgas e carrapatos: 6 dicas para proteger seu pet contra essas ameaças

Enquanto o clima fresco torna os passeios mais frequentes, gatos e cachorros passam a atrair carrapatos e pulgas, então acompanhe estas dicas.



A primavera é uma estação em que as temperaturas começam a subir e teve início no Brasil no dia 23 de setembro. Desse modo, acaba criando um ambiente mais quente e úmido, favorecendo o crescimento de pequenos parasitas.

Veja também: Dê um jeito no Gmail lotado: nova função do Android te ajuda na limpeza

Sendo assim, cães e gatos passam a apresentar carrapatos e pulgas, mas existem dicas voltadas à prevenção de seres parasitários. Logo, comece a observar se o seu animal de estimação tem apresentado coceira e outros sinais de alergia.

Dicas que vão manter carrapatos e pulgas afastados

1. Banho e tosa semanal

Em primeiro lugar, banhar e tosar os pets semanalmente é uma medida importante para manter pulgas e carrapatos afastados. Isso ajuda a remover o excesso de pelo que oculta insetos minúsculos, reduzindo o risco de infestação.

2. Limpeza da casa

Outra recomendação é manter sua casa limpa é crucial, rotina que envolve lavar regularmente a roupa de cama e almofadas. Além disso, considere contratar um serviço de limpeza de estofados, visando eliminar ovos e larvas do espaço.

3. Vistoria diária

Lembre-se que verificar diariamente seu cachorro, em busca de carrapatos e pulgas, facilita o reconhecimento precoce do problema. Nesse sentido, preste atenção em áreas como orelhas, pescoço, patas e sob a barriga.

4. Idas ao veterinário

Diante desse contexto, consultas regulares ao veterinário são fundamentais para a saúde dos animais. Afinal, o veterinário pode recomendar medidas preventivas, tratamentos antipulgas e anticarrapatos, entre outras orientações.

5. Remédios receitados

Em seguida, use remédios antipulgas e anticarrapatos que tenham sido prescritos ou recomendados por um especialista. Esses produtos são seguros para o seu quando usados corretamente, seguindo a prescrição da bula.

6. Cuidado com parques

Por fim, ao levar cachorros a parques ou áreas ao ar livre, esteja atento aos possíveis locais de reprodução de carrapatos e pulgas. Por esse motivo, evite vegetações densas e aproveite as dicas acima, que promovem o bem-estar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário