A chegada da primavera mostra que pulgas e carrapatos conseguem tornar a vida de cães e gatos difícil. Nesse caso, é importante usar um bom repelente que reúne ingredientes naturais, dispensando inseticidas que costumam ser tóxicos.
Veja também: 4 truques de limpeza para acabar com o cheiro de cachorro em casa
Logo, você consegue preparar uma solução eficaz sem gastar muito, melhorando a qualidade de vida do seu animal de estimação. Portanto, conheça algumas dicas que combatem insetos no jardim e protegem a saúde dos pets.
Esta é a receita do repelente natural contra pulgas e carrapatos
Você vai precisar de:
- Capim de erva-cidreira ou citronela;
- 200 ml de álcool 70%;
- 200 ml de vinagre branco;
- 600 ml de água;
- Cravo-da-índia.
Modo de preparo:
1º passo: a princípio, comece cortando as folhas de capim de erva-cidreira ou citronela em pedaços pequenos para liberar o aroma. Dito isso, quanto mais triturado, melhor será o resultado da ação do repelente.
2º passo: em seguida, pegue uma panela, leve a água ao fogo até ferver, retirando o recipiente para adicionar as ervas. Após o processo, deixe em infusão por 1 hora.
3º passo: assim, coe a água com as folhas para remover os resíduos.
4º passo: agora misture a água infundida com as folhas de capim de erva-cidreira ou citronela, o álcool 70% e o vinagre branco. Na sequência, mexa bem para garantir que todos os ingredientes sejam incorporados, somado aos cravos.
5º passo: por último, aplique uma vez ao dia em cães ou gatos.
Quais os benefícios de usar repelentes ecológicos?
Primeiramente, as alternativas naturais acabam minimizando o risco de reações adversas em pessoas alérgicas, crianças e nos próprios animais.
Desse modo, evita a exposição excessiva a produtos químicos, que compromete a qualidade da vegetação de jardins e a qualidade do ar.
Em terceiro lugar, não apenas afastam insetos, mas também promovem um cheiro fresco e agradável, tornando-se um excelente desodorizante.