Em algumas culturas, é muito comum que os nomes dos bebês sejam compostos, seguindo uma tradição que atribui significados específicos aos nomes. Eles expressam desejos, valores pessoais ou homenageiam pessoas queridas; no entanto, há nomes compostos que são comuns, mas nem todos gostam deles. Você é do tipo que ama ou odeia?
Leia mais: Feios? Veja 6 nomes ‘pouco atraentes’ que carregam fortes significados
É claro que a preferência por nomes desse tipo é algo muito pessoal. Algumas pessoas preferem versões curtas, enquanto outras apreciam a originalidade de combinar dois nomes. Alguns pais optam por essa abordagem, pois acreditam que a combinação dos dois pode resultar em uma harmonia sonora agradável aos ouvidos.
Nomes compostos “questionáveis”
A questão é que, ao optar pela originalidade, é importante ter um pouco mais de atenção para evitar o efeito oposto, ou seja, pode acabar por criar uma sonoridade que não é tão legal assim.
Ao escolher um nome composto para o seu filho ou filha, você deve estar ciente de que muitas pessoas podem optar por usar apenas um dos dois, o que pode não agradar a todos os pais, mas é uma situação muito natural.
Independentemente disso, a escolha do nome de um filho é pessoal e significativa. Não há certo ou errado nesse aspecto. Assim, a lista abaixo apresenta alguns nomes compostos que, embora não tenham nada de errado, podem ser considerados combinações complicadas e de difícil pronúncia por muitas pessoas. Entre eles, estão:
- Bianca Raquel;
- Guilherme Mateus;
- Letícia Luiza;
- Cecília Beatriz;
- Joaquim Benedito;
- Tiago Daniel.
Para entender melhor por que esses nomes estão na lista, faça um exercício de pronunciá-los em voz alta. Ao perceber a junção, você pode sentir que a combinação não soa tão bem ou até mesmo que parece se referir a duas pessoas diferentes em vez de uma só.
De toda forma, apenas se lembre de que a escolha do nome é pessoal. O que importa é se o nome agrada a você!