Verdade ou mito? Idoso nunca contribuiu tem direito a benefício do INSS

Benefício do INSS pode ser concedido para quem nunca contribuiu, mas é importante ficar atento aos requisitos. Confira!



Os benefícios que envolvem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem gerar dúvidas em muitos brasileiros. Um dos disponíveis é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que, segundo o governo, é “a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade”.

Leia mais: Validade CNH: idosos devem se atentar às datas de 2024 para não perder o prazo

O que muitos não sabem é que esse recurso pode ser concedido até mesmo para pessoas que nunca contribuíram. Para ter acesso ao BPC, é importante seguir uma série de requisitos, que incluem, por exemplo, a renda familiar.

Conforme mostram as informações divulgadas, apenas idosos e indivíduos com deficiência têm direito a esse benefício, lembrando que ambos precisam atender os critérios sobre a renda. Atualmente, as normas evidenciam que o BPC é concedido àqueles que apresentam renda familiar per capita não excedente a 25% do salário mínimo.

Atualmente, a remuneração mostra que esse limite equivale a R$ 330, isto é, 25% de R$ 1.320.

Ao contrário do que muitos pensam, o BPC não solicita aos beneficiários a contribuição prévia ao INSS. Desse modo, não é necessário comprovar a entrega de valores para receber a quantia do BPC. O governo reforça que o Benefício de Prestação Continuada não se trata de uma aposentadoria, mas sim de um apoio assistencial.

Assim, caso a pessoa se encaixe nos requisitos, é importante fazer a solicitação, iniciando pelo CadÚnico do Governo Federal. Essa etapa deve ser feita antes do pedido do recurso.

Como funciona a solicitação do benefício do INSS?

A etapa seguinte inclui o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O futuro beneficiário ou qualquer um dos membros da família deve comparecer ao local com os documentos em mãos de todos que moram na casa. Alguns dos itens solicitados são: identificação com foto, carteira do trabalho ou título eleitor, além do CPF.

Por fim, o interessado segue para a fase de pedido, feito diretamente no site ou no aplicativo Meu INSS, no campo “Benefícios assistenciais”. Esse mesmo processo pode ser realizado no telefone 135.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário