A presença do El Niño que impacta o clima em território nacional continuará influenciando o tempo, dessa vez, trazendo novamente uma forte chuva para a região Sul do país. A probabilidade é que haja poucos períodos de tempo mais seco na área, já que esse fenômeno tende a concentrar as tempestades ao sul do país.
Leia mais: Altos volumes de chuva e enchentes podem provocar prejuízos no Sul do Brasil
A previsão mostra que há risco de temporais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade também de haver granizo, raios, alagamentos e rajadas de vento. Tudo isso devido à presença de um cavado ligado a um sistema de baixa pressão.
Alerta de chuva: tempo fica instável em algumas áreas
O tempo instável deve ser observado pelos moradores de Cerro Azul, no Paraná, e em Criciúma, Santa Cantarina.
Até segunda-feira, 9, é esperado 130 milímetros na primeira cidade mencionada. Em Criciúma, a previsão é de 200 milímetros. Apesar de a frente fria já ter passado pelo Sudeste, a população deve ficar alerta com a chuva isolada. Em Diadema, localizada na Grande São Paulo, por exemplo, é esperado 80 milímetros até a próxima segunda.
Como fica o tempo em outros estados?
O alerta também vale para no Rio Grande do Sul, especificamente no norte do estado, e Santa Catarina, pois o risco é de temporal. Em contrapartida, a população de outras regiões, como Norte e Nordeste, vão passar por um final de semana quente. Em Teresina, por exemplo, os termômetros podem alcançar 40 °C. Já em Fortaleza, eles podem marcar 32°C. Em Manaus, a temperatura pode chegar a 38 °C. Belém pode marcar 35°C.
Na região Centro-oeste, o final semana será dividido entre momentos de chuva isolada e calor. É importante ter cuidado com a alta temperatura, já que Cuiabá marcará máxima de 41°C. Em Campo Grande, o clima alcançará 33 °C.