Há momentos na vida em que nos pegamos realizando as atividades cotidianas, mas de uma forma desligada, como se estivéssemos observando a nós mesmos de fora. Como se nossa alma estivesse em outro lugar enquanto nosso corpo mecanicamente executa as tarefas.
Leia também: Varrer suas emoções para debaixo do tapete pode gerar 6 hábitos nocivos
Isso é o que muitos chamam de “viver no piloto automático“, e pode ser um sinal de que estamos nos desconectando da essência da vida. Então, como você sabe que está nesse modo? Aqui vão cinco emoções e experiências que podem sinalizar essa desconexão.
5 sinais de que está vivendo no modo ‘piloto automático’
1. Sentimento de névoa mental: Se frequentemente você se pergunta o que comeu no almoço ou se realmente trancou a porta de casa, atenção! Uma sensação de que tudo é um borrão pode indicar que você não está presente em suas atividades diárias, apenas passando por elas sem realmente as experimentar.
2. Apatia em relação a vícios: Seja aquele chocolate extra, o cigarro ou a taça de vinho diária, quando não há desejo de avaliar ou mudar hábitos prejudiciais, você pode estar na zona de conforto do piloto automático, deixando a vida seguir seu rumo sem reflexão.
3. Indiferença social: Não perceber ou simplesmente ignorar as pessoas ao redor é um sinal forte de desengajamento. Se suas interações sociais parecem mais irritantes ou forçadas do que enriquecedoras, seu piloto automático pode estar ligado.
4. Desinteresse pela carreira: Se seus dias parecem uma repetição monótona e a paixão pelo que faz se perdeu, é um alerta! Estar em piloto automático pode significar que você está apenas passando o tempo, sem realmente se importar com o propósito ou crescimento em sua carreira.
5. Ressentimento e ciúme: Sentir uma pitada de inveja ao ver a felicidade alheia ou se perguntar por que sua vida não tem o mesmo brilho é um sinal de desconexão com o presente. Em vez de apreciar o que você tem e trabalhar para um futuro melhor, a vida no piloto automático muitas vezes foca no que os outros têm e no que falta para você.