O programa de avaliação independente de carros novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP) realizou um novo teste com um carro que vem se destacando no Brasil: o HB20. O modelo recebeu uma modificação em equipamento de segurança. Foram adicionados seis airbags de série e, com a atualização, o veículo passou por novas avaliações.
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Anteriormente, o automóvel não se destacou no quesito proteção. O teste de impacto frontal resultou em classificação de estrutura instável e segurança fraca voltada para o peito do condutor. Ainda apresentou um desempenho desfavorável em proteção de pedestres. Confira mais detalhes a seguir!
O resultado
As conclusões não foram tão positivas, conforme mostrou o teste anterior realizado em 2020 com o modelo HB20 anterior. O carro contava com somente dois airbags de série e ainda recebeu zero estrela do Latin NCAP; contudo, com as atualizações, os resultados surpreenderam, segundo apontaram os sites especializados.
O teste da vez analisou a versão básica do carro, onde verificou desempenho em testes de impacto frontal, lateral, lateral de poste, além do ESC/Moose, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.
De acordo com os informações repassadas, no teste de impacto frontal, a proteção ainda indica uma proteção fraca para o peito do motorista, mas para o passageiro dianteiro, apresenta um nível adequado. Para os joelhos, o nível apontado foi proteção marginal. Já na estrutura e região dos pés, a modalidade destacada foi instável.
Os resultados do carro da Hyundai foram mais satisfatórios no teste de impacto lateral, pois a cabeça, pélvis e abdômen recebem uma boa proteção. A mesma classificação foi indicada no teste de impacto lateral do poste, com cabeça e pélvis recebendo uma boa proteção. O abdômen, por sua vez, contou com uma proteção adequada.
O nível proteção marginal foi indicada no teste chicotada cervical (whiplash), especificamente no pescoço do adulto. Acerca das notas, o carro obteve, em ocupante adulto, 68,30% e 74,85% para ocupante infantil. Ademais, a nota 34,32% foi dada para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada, mas 65,12% foi alcançada no quesito Assistência à Segurança.