O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) divulgou a previsão do tempo para esta quinta-feira (19), que mostra que a onda de calor continuará atuando sobre boa parte do Centro-Oeste e áreas do Norte. Já no Sul, são esperados temporais, enquanto no Sudeste o dia será de chuvas.
Leia mais: ALERTA laranja! Nova onda de calor BRUTAL pode atingir até 10 estados
A área de atuação da onda de calor abrange quase todo o território do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ontem (18), Cuiabá registrou máxima de 42°C, mas as marcas podem chegar a 43°C a partir de sexta-feira (20). Em outras capitais da região, os termômetros não ultrapassam os 37°C.
Quem também sentirá o calorão são os moradores do leste de Rondônia (RO), sudeste do Pará e sul do Tocantins.
“Chuvas no centro sul do país, enquanto no centro norte segue com alto calor. Essa semana é muito quente para a parte central e nordeste do país. Estamos vivenciando um calor com picos entre quarta e quinta-feira”, informa a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.
Chuvas no Sudeste
As chuvas seguem no Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul do Espírito Santo até sexta-feira, mas deverão ser menos intensas que nos três estados da região Sul. Há alerta de “perigo potencial”, com rajadas de vento de até 60 km/h e acumulados de 50 mm/dia.
Pelo menos até o próximo sábado (21), o Rio de Janeiro terá chuvas isoladas todos os dias, com máximas em torno de 25°C. A nebulosidade também leva chuvas isoladas para a capital paulista até domingo, onde as temperaturas mais elevadas giram em torno de 25°C.
Pancadas são esperadas na capital Belo Horizonte, onde os termômetros não devem ultrapassar os 29°C. A previsão é semelhante em Vitória (ES), onde chove isoladamente até sábado e as temperaturas ficam abaixo dos 28°C.
Temporais no Sul
No interior de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, tempestades deixam a cidade em alerta laranja de “perigo”. Os acumulados devem ficar entre 50 mm/dia e 100 mm/dia e os ventos podem atingir 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo.
Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, queda de árvore, corte de energia elétrica e prejuízos em plantações.
Baixa umidade no Nordeste
Outro alerta de “perigo potencial” vale para boa parte do Nordeste, incluindo o Piauí, noroeste da Bahia, norte de Minas Gerais e interior dos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nesses locais, a umidade relativa do ar pode chegar a 20%.
A recomendação aos moradores dessas áreas é beber bastante líquido e evitar exposição ao sol ou atividades físicas intensas nas horas mais quentes do dia.