Temporais iminentes: onde raios e granizo podem cair nesta quarta (25/10)?

Com a formação de uma área de baixa pressão, as chuvas poderão ocorrer nestes estados ao longo desta quarta-feira (25).



O avanço de uma frente fria da Região Sul do país começa a afastar os riscos de chuva, deixando o tempo firme em grande parte dos estados. No Rio Grande do Sul, a chegada da massa de ar frio e seco garante um tempo estável, além de temperaturas amenas. Contudo, em algumas áreas ainda há chances de chuvas fracas, com volumes abaixo dos 10 milímetros.

Veja também: Até quando vai durar a nova onda de calor que está atingindo o Brasil?

Em contrapartida, as chuvas voltam a atingir o Sudeste, marcando o início desta quarta-feira (25). Estão previstos temporais com raios, ventos e possíveis quedas de granizo. As condições são devido à combinação entre calor e umidade. Dessa forma, volumes consideráveis serão registrados em Minas Gerais e São Paulo, com o tempo firme permanecendo apenas no Espírito Santo e na zona norte de Minas.

No Centro-Oeste, as chuvas são esperadas em toda a região, devido a instabilidades presentes em diferentes níveis da atmosfera. Com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, uma frente fria pode ocorrer. Junto a ela, ventos, raios e granizo podem ser registrados no Mato Grosso do Sul, em Goiás e no sul de Mato Grosso.

Previsão para o Nordeste e Norte

Por outro lado, o Nordeste possui tempo firme e ensolarado, com temperaturas altas em praticamente toda a região. Devido a uma massa de ar seco parada sobre a região, a formação de instabilidades fica prejudicada. Contudo, algumas chuvas pontuais podem sem registradas, porém, de forma rápida e sem volumes significativos.

No Norte, chuvas isoladas serão registradas em grande parte da região, porém com níveis e intensidade que irão variar de acordo com a área. No Amazonas e no sudoeste do Pará, são esperados volumes entre 40 e 80 milímetros, que acontecerão de formas pontuais.

Por fim, a maior parte da região Norte continuará com ocorrência de pouco volume de chuva, o que será insuficiente para reverter a crise hídrica vivida nos estados. As chuvas serão mais fracas no Amapá, Acre, no leste de Tocantins e no noroeste do Pará.




Voltar ao topo

Deixe um comentário