Quem está pensando em comprar um imóvel, seja ele uma casa, apartamento, um estabelecimento comercial ou mesmo um terreno, deve ficar atento à oportunidade disponível até a próxima terça-feira, 31. Isso, porque a Caixa Econômica Federal irá realizar novo leilão de 1.416 imóveis que estão por todo o país.
Leia mais: Com lance inicial de R$ 12 mil, Faustão doa relógios e caneta para leilão
Vale lembrar que os imóveis que compõem os leilões da Caixa são de propriedade do banco. Geralmente, eles são retomados após a execução em contratos de financiamento em casos de inadimplência.
Leilões
Na prática, os imóveis leiloados pelo banco têm – em contrato – uma cláusula de alienação fiduciária, portanto, o banco mantém a propriedade do imóvel até a quitação total do débito de um financiamento.
Neste primeiro bloco de leilões, o imóvel tem o seu valor fixado a partir do contrato de financiamento inicial ou de seu valor venal, ou seja, estimado pelo poder público. Já no segundo leilão, que ocorre com imóveis não vendidos no primeiro, ele é valorado a partir do montante da dívida, seja o valor do financiamento ou de outros débitos.
Uma terceira modalidade, a licitação aberta, ocorre após o segundo leilão e tem moldes parecidos a seu antecessor. A diferença é que os lances ficam disponíveis para visualização de todos. Por fim, as três modalidades podem ser realizadas tanto presencialmente quanto online; contudo, o meio digital é mais comum.
Consulta a informações dos imóveis
Os interessados podem consultar o edital do item do seu interesse na busca de imóveis no site da Caixa. Lá, há informações diversas, como a data e hora do leilão e o site do leiloeiro.
Da mesma forma, também é possível visualizar os imóveis disponíveis para lances no site do leiloeiro. Em suma, para participar da disputa é necessário se cadastrar no site do administrador do leilão.
- Visitas
Apesar de o leilão já ter data para ocorrer, a Caixa esclarece que não há uma previsão de disponibilidade de chaves para visitação dos espaços; porém, no caso de imóveis desocupados em condomínios e que a chave esteja com o administrador ou sindico, haverá um contato do condomínio à CEVEN, autorizando a entrada.
Vale lembrar que a Caixa também leiloa apartamentos que ainda estão ocupados. Neste caso, o banco afirma que a desocupação do imóvel é de responsabilidade do comprador, o que pode gerar gastos extras. Portanto, para saber se aquele que despertou o desejo do comprador está ocupado, é preciso conferir a situação no próprio site do banco.
- Pagamento
Quem tiver interesse em arrematar um dos imóveis da instituição precisa estar atento às formas de pagamento. Por exemplo: é necessário dar uma entrada de pelo menos 5% do valor mínimo de venda em um prazo de dois dias úteis a partir da homologação da proposta. Além disso, o próprio edital informa se o imóvel aceita financiamento ou mesmo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Veja os editais abertos
- 0014/2023: www.joaoemilio.com.br;
- 8069/2023: www.confiancaleiloes.com.br;
- 0017/0223: www.pestanaleiloes.com.br;
- 8070/2023: www.e-leiloeiro.com.br;
- 0015/0223: www.lancese.com.br.