É craque em adivinhar sotaques do Brasil? Então conheça o SotaQuiz!

Com apenas uma frase, site te desafia a classificar de qual estado brasileiro é aquele falante. Aceita o desafio?



O Brasil, além de ter uma grande extensão territorial, é um país com cultura muito rica e miscigenada. Por isso, pessoas de regiões distintas são tão diferentes. São jeitos de se comportar, roupas, gírias, culinária e, principalmente, sotaques brasileiros completamente diferentes.

Confira também: Físico, inteligência… Não! 90% das pessoas são atraídas por este sotaque

Tão diferentes que, por vezes, pode ser que uma pessoa do Rio Grande do Sul não compreenda o que diz alguém da Paraíba. E que um amazonense não entenda uma só palavra do que um mineiro diz. É até cômico, se pararmos para pensar.

E você? Consegue distinguir e entender todos os sotaques brasileiros? Pensando neste desafio, nasceu o SotaQuiz, um questionário interativo para avaliar o seu conhecimento sobre o jeitinho único de falar de todas as regiões do nosso país.

Você consegue distinguir todos os sotaques brasileiros?

Mas não pense que a tarefa é fácil, viu? O desafio dá trabalho e funciona assim: uma única frase é lida por pessoas de todos os sotaques brasileiros – sem gírias ou expressões regionais. A partir da pronúncia das palavras, da entonação e da velocidade, você precisa chegar à resposta correta.

A frase lida é: “Consegue acertar de que estado eu sou? Aqui tem carro, pilha, isqueiro, panela, sabão, tinta, porta e campainha”.

Acha que consegue? Então clique aqui e vá em “começar”.

Nosso Brasil é muito grande e muito plural para ter sotaque neutro

O site do SotaQuiz diz que o objetivo da brincadeira é para mostrar que o Brasil “é bem maior que um eixo, estado ou sotaque”. Por isso, é bom mostrar às pessoas que há muitas variações linguísticas quando saímos do nosso estado de origem.

Além disso, este projeto da BlaBlaLab é uma maneira de abraçar tudo que o Brasil pode nos oferecer e também as suas mudanças. Afinal, como sublinha o site do quiz, a nossa língua é viva e está em constante mudança.

Mais do que isso, é uma forma de mostrar que um sotaque supostamente neutro não faz sentido com a quantidade de cultura que existe em todos os cantos do país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário