Extremos no Brasil: temperatura oscila de 10ºC a 40ºC entre os estados

Previsão do tempo para esta quinta-feira (26) é de temperaturas baixas no Sul e forte calor no Norte e Nordeste.



A previsão do tempo para esta quinta-feira (26) é de temperaturas extremas nas regiões brasileiras. Enquanto o dia amanheceu gelado no Sul, o calorão deve levar os termômetros aos 40ºC no Norte e Nordeste.

Leia mais: Novo Uber Balão já tem reservas para voos em outubro e novembro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que na cidade de Cambará do Sul (RS), a temperatura mínima registrada hoje foi de 7,3ºC. O frio é resultado da passagem de uma massa de ar polar pela região e deve continuar até sexta-feira (27).

Na outra ponta do país, Norte e Nordeste marcam temperaturas em torno de 40ºC, o que pode agravar a seca em áreas das duas regiões. Entretanto, na próxima semana, há previsão de chuvas no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Previsão do tempo

Região Sul

A frente fria que atua sobre os três estados faz a chuva perder força ao avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste. Ainda assim, pancadas são esperadas em boa parte do Paraná e em áreas mais pontuais de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, uma massa de ar seco deixa o tempo firme.

Região Sudeste

O dia será marcado por pancadas de chuva em todos os estados, com volumes mais elevados em Minas Gerais, onde há risco de alagamentos. Em São Paulo e Rio de Janeiro, há chance de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo.

Região Centro-Oeste

Pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor em toda a região, o que gera uma sensação de abafamento. A condição também pode provocar temporais em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso.

Região Nordeste

O sol e o calor intenso predominam nos estados nordestinos nesta quinta, embora possa chover de forma rápida e isolada em algumas áreas.

Região Norte

Assim como no Centro-Oeste, estão previstas pancadas de chuva rápidas e intercaladas com períodos de sol, aumentando a sensação de tempo abafado. Em pontos de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará, os volumes ficam em torno de 25 milímetros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário