Já percebeu como algumas pessoas riem de piadas que outras considerariam de mau gosto? Ou aquela cena em um filme que, apesar de parecer trágica ou mórbida, te faz soltar uma gargalhada? Se você é do tipo que aprecia um bom humor negro, pode haver algo mais revelador sobre você do que apenas uma tendência para o sarcasmo.
Leia também: Pulseira da bipolaridade: ela detecta oscilações de humor antes que aconteçam
Afinal, pessoas que entendem e apreciam humor negro podem ser mais inteligentes? Parece intrigante? Bem, é exatamente isso que um estudo da Universidade Médica de Viena descobriu ao avaliar as reações das pessoas a piadas do livro “The Black Book” de Uli Stein.
Primeiramente, vamos esclarecer: o que é humor negro?
Segundo os pesquisadores, é “um tipo de humor que trata assuntos sinistros como morte, doença, deformidade, deficiência ou guerra com amarga diversão e apresenta tópicos tão trágicos, angustiantes ou mórbidos em termos humorísticos”.
Pense em filmes como Pulp Fiction, Shaun of the Dead ou Fargo. Essas obras, aclamadas pela crítica, utilizam o humor para abordar temas como assassinato, depressão ou até apocalipse zumbi.
Mas o que isso tem a ver com inteligência?
De acordo com o estudo, “a preferência e a compreensão do humor negro estão positivamente associadas a uma maior inteligência verbal e não-verbal, bem como a níveis mais elevados de educação”. Ou seja, aquelas piadas macabras que você acha hilárias? Elas podem ser um indicativo de que sua mente trabalha de forma mais afiada!
Durante a pesquisa, 156 pessoas avaliaram piadas sombrias e também foram testadas quanto a várias características de suas personalidades. E adivinhe? Aqueles que riam dessas piadas tinham maior probabilidade de apresentar altos índices de inteligência verbal e não-verbal. Adicionalmente, eles também tendiam a ser menos instáveis emocionalmente e menos agressivos.
A teoria por trás desses resultados?
Bem, para entender e apreciar uma piada negra, são necessárias habilidades cognitivas para decifrar as camadas de significado escondido. Além disso, entender o lado humorístico de situações macabras requer uma certa capacidade de distanciamento emocional.