A princípio, o Dia de Finados é uma data em que se homenageia entes queridos que já faleceram. Nesse caso, a origem dessa celebração remonta aos povos antigos, entre egípcios, celtas e astecas, que acreditavam na vida após a morte.
Veja também: Xô, inchaca! 5 fórmulas rápidas para limpar energias ruins da sua casa
No entanto, conforme a chegada do cristianismo, essa tradição se mesclou com as festas de Todos os Santos e de Todos os Fiéis Defuntos. Portanto, essas datas, dizem respeito aos dias 1 e 2 de novembro, respectivamente. Logo, é possível recorrer a práticas de proteção no Dia dos Mortos, filtrando más vibrações.
Dia de Finados: é feriado no Brasil?
No Brasil, o Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro e é considerado um feriado nacional. Sendo assim, muitas pessoas visitam os cemitérios no intuito de rezar, acender velas e colocar flores nos túmulos de seus familiares.
Também é comum participar de missas e cultos, visando expressar respeito e saudade. Desse modo, reflete um gesto de gratidão, enquanto diferentes energias circulam pelo espaço, devido à presença de espíritos que não descansaram.
Faça este ritual de proteção do Dia de Finados
Se você quer se proteger das energias negativas que podem rondar o Dia dos Mortos, experimente fazer o ritual a seguir.
Você vai precisar de:
-1 Copo de água com sal grosso;
-1 Incenso de arruda ou alecrim;
-1 vela branca;
-Uma foto ou um objeto de alguém que você quer homenagear.
Modo de preparo:
1º Passo: primeiramente, coloque o copo de água com sal grosso em um lugar alto da sua casa, para purificar o ambiente. Em seguida, acenda o incenso e passe pela casa, fazendo uma oração ou um pedido de proteção.
2º Passo: dito isso, acenda a vela branca em um prato e coloque ao lado da foto ou do objeto da pessoa que você quer lembrar.
3º Passo: por último, agradeça pela presença dela na sua vida e peça que ela te ilumine e te proteja.