As orquídeas arrasam no visual e encantam os amantes de flores, sendo um sinônimo de sofisticação, mas às vezes fazem as pessoas suarem a camisa para mantê-las sempre no auge da beleza. Porém, a boa notícia é que os chineses já estavam por dentro desse desafio há séculos.
Veja também: Plantou cebolinha? Saiba se fez do jeito certo e como caprichar nos cuidados
Primeiro, um recado até as orquídeas precisam de um descanso, um momento de pausa para recarregar as baterias. E é nesse contexto que a mágica acontece. Existem truques para que elas retornem com tudo após aquele período em que ficam sem flores.
Tchau, hastes velhas das orquídeas
Sabe aquele conselho de se desapegar do que não serve mais? Então, as orquídeas também entram nessa. Ou seja, quando as flores começarem a dar tchau, é hora de você dar um tchau também para as hastes velhas. Logo, pegue a tesoura e faça o corte. É como um ritual de renovação! A planta vai agradecer.
Menos água, menos luz
Durante a “soneca” das suas orquídeas, elas não vão querer aquela abundância de água e luz. Então, diminua o ritmo, fazendo a linha mais tranquila. Ou seja, isso vai dar aquele recado para a planta de que tá na hora de se preparar para a próxima “temporada”.
Cuidados na volta das orquídeas
Quando houver os primeiros sinais de brotos novos, é o seu sinal de que a pausa acabou. Logo, é hora de voltar com os cuidados de sempre para o seu retorno, então esteja atento. Em outras palavras, aposte na rega na medida, adubação e luz na quantidade certa.
Ambiente de qualidade
Orquídeas são plantas bastante sensíveis, então elas preferem um ambiente estável, sem tantas correntes de ar frio ou aquecimento intenso. Seguindo essas dicas, suas orquídeas vão florescer muito!