A Xiaomi anunciou a interrupção das atualizações de software para alguns modelos de smartphones. O motivo é que tais modelos não contam com os recursos suficientes para suportar as novas funcionalidades que virão com a próxima atualização MIUI 15, baseada no Android 14. Veja quais são os modelos.
Leia mais: Como acabar com as notificações chatas do correio de voz no Android e iPhone
À medida que os sistemas operacionais evoluem e se tornam mais avançados, os dispositivos mais antigos podem não ser capazes de acompanhar os novos recursos. Com isso, as empresas focam mais nas novas versões e, para garantir a melhor experiência dos usuários, interrompe as atualizações em versões muito antigas, na certeza de que serão incompatíveis.
Interrupção de atualizações
As atualizações de software são importantes para garantir a segurança e o desempenho do dispositivo. Elas incluem correções de bugs, melhorias de segurança e novos recursos essenciais para o bom funcionamento.
Acontece que, no geral, os fabricantes de smartphones geralmente fornecem atualizações de software por um período de tempo limitado. Depois, o mais comum é que façam a interrupção das atualizações de software.
O desenvolvimento e o teste de atualizações de software são caros. Assim, os fabricantes consideram também todos os custos para garantir a atualização dos dispositivos antigos. Faz parte da priorização!
Outro ponto a considerar é que os smartphones evoluem rapidamente. Como consequência disso, os dispositivos mais antigos podem não ser capazes de suportar as novas tecnologias e recursos que são introduzidos em atualizações de software mais recentes.
Por isso, os usuários de smartphones antigos são orientados a instalar um antivírus para proteger o aparelho, além de evitar instalar aplicativos de fontes desconhecidas e ter o costume de fazer backup para proteger os dados.
Outra opção é considerar a atualização para um aparelho mais recente. Pode ser um custo indesejado, mas é uma garantia maior de segurança, desempenho e recursos.
Segundo a Xiaomi, os seis modelos de smartphones que não receberão mais atualizações de software são:
- Xiaomi Mi 11,
- Xiaomi Mi 11 Pro,
- Xiaomi Mi 11 Ultra,
- Redmi K40S,
- Redmi Note 11T Pro
- Redmi Note 11T Pro+.