O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) anunciou um novo alerta de “grande perigo” em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal devido a intensa onda de calor que atinge o país. Essa é a categoria mais alta de alerta do Inmet, que indica os maiores riscos a saúde dos moradores das áreas em questão.
Veja também: Temperatura aumentou, conta de luz subiu: 4 dicas para economizar energia no calor
Os estados que estão sob alerta são: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Segundo o Inmet, o aviso alerta sobre os “riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana” devido às altas temperaturas por mais de 5 dias consecutivos.
Temperaturas diminuem no final de semana
De acordo com a previsão divulgada pelo Climatempo, as temperaturas começam a diminuir a partir desta sexta-feira (17) em São Paulo. A expectativa é de que os termômetros registrem uma diferença de 10 °C a menos entre a tarde de sexta e a tarde de domingo (19). A queda acontecerá devido à chegada de uma nova frente fria na região.
Com a chegada da frente fria, aumenta o risco de temporais na região metropolitana de São Paulo. No entanto, antes das temperaturas ficarem mais amenas, São Paulo está prestes a quebrar o recorde de calor na cidade. O Climatempo estima a possibilidade da temperatura ultrapassar dos 38 °C nos próximos dias.
A cidade de São Paulo (SP) registrou recordes de temperatura nos últimos dias. Segundo o Inmet, a temperatura máxima na cidade no início da semana foi de 37,7 °C, marcando os dias mais quentes do ano. Além disso, a temperatura também foi a maior para novembro desde 1943. O recorde histórico para a capital paulista é de 37,8 °C registrado em 2014, somente um décimo a mais do que a marcada nessa semana.