O fenômeno El Niño, que está em curso no Brasil, parece estar longe de ir embora e perder força. Isso porque ele deve provocar calor extremo no país pelo menos até o mês de abril de 2024. Por isso, prepare-se para mais dias de intenso calor e saiba como proteger a sua saúde.
Leia mais: ALERTA climático: Brasil sob risco de ondas de calor ‘mortais’ – Entenda!
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o El Niño deve atingir seu pico por volta de dezembro de 2023 e vai continuar causando ondas de calor extremo até abril do ano que vem, no outono. Essa previsão deixou muitos brasileiros preocupados com o clima nos próximos meses, diante da sensação que já se torna insuportável em vários estados.
Calor extremo até abril
O El Niño é um fenômeno climático que ocorre quando as temperaturas das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial estão mais altas do que o normal. Como consequência disso, o aumento das temperaturas é muito maior, provocando ainda a diminuição das chuvas e aumento de secas.
Neste ano, por exemplo, o fenômeno vem causando ondas de calor extremo no país. Não é difícil encontrar cidades que registram temperaturas acima de 40 graus. As altas temperaturas começaram a ser sentidas em junho deste ano e, pelas previsões, estão longe de irem embora.
Segundo o Inmet, o próximo trimestre deve ser de temperaturas acima da média e pouca chuva no Norte e Nordeste, com destaque para altas temperaturas no Norte do Amazonas, Pará, Centro-Oeste e parte do Sudeste. A seca intensa no Amazonas e as chuvas significativas no Sul causam preocupação.
O resultado de todo esse calor é o impacto negativo na saúde das pessoas, sendo que os maiores riscos são a desidratação, insolação, doenças respiratórias e cardíacas. Sem contar ainda as perdas na agricultura, com safras comprometidas pelo clima.
Para se proteger ao máximo, beba muita água, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e use roupas leves e ventiladas. Ao sentir sede intensa, boca seca, urina escura e tontura, procure atendimento médico imediatamente.