É muito comum, em um ambiente de trabalho e competitivo, nos sentirmos abaixo da média. Ou, ainda, sofrermos com a famosa síndrome do impostor, nos comparando com nossos colegas ou nossos superiores. Isto é falta de confiança e de autoestima.
Falando assim, parece um pecado grave. No entanto, é algo mais comum do que você imagina. Até mesmo Michelle Obama sofre com isso. “Eu ainda tenho um pouco de síndrome da impostora”, comentou a ex-primeira-dama dos Estados Unidos (via Forbes). “Essa sensação de que você não deveria me levar tão a sério”.
É possível adquirir autoestima e ter mais confiança, principalmente no ambiente de trabalho. Há seis passos muito simples para isso. Colocando-os na sua rotina, vira um hábito.
6 passos para ter mais confiança e autoestima no ambiente de trabalho
Pare de se questionar sobre tudo
Pare! Simplesmente pare! Entenda que você tem competência para ocupar o cargo que tem. Você foi avaliado por várias pessoas antes de chegar onde está. Você tem a formação necessária, a experiência e dedicou muitas e muitas horas da sua vida para isso.
Confie na sua intuição e no conhecimento que você adquiriu!
Tome decisões com embasamento
Ademais, use isso para te ajudar a tomar decisões – isso te deixará mais confiante e mais seguro. Você tem os dados e as informações em suas mãos, tem a expertise e sabe muito bem o que faz.
Anote suas conquistas
Isso é muito importante! Toda vez que algo der certo, anote. Mesmo que seja algo pequeno e que não impacte tanto assim no andamento da empresa como um todo; ainda assim é uma conquista e deve ser celebrada.
Quando você colocar suas conquistar no papel, perceberá o quão longe chegou e o quão bom é no seu trabalho.
Enfrente seus medos
Você só tem confiança e autoestima se enfrenta seus medos – porque, então, verá que não há motivo para temê-los. Se algo chegar a dar errado, não será tão ruim assim. Mas se der certo, vai dar muito certo. E. no final, você aprenderá que nada neste mundo poderá tirar a sua paz.
Vista-se de acordo com o ambiente
Esta dica pode parecer fútil, mas é muito importante. A maneira como nos vestimos causa impacto no ambiente onde estamos, nas pessoas à nossa volta e também em nós mesmos. Em um ambiente de trabalho, você deve vestir-se bem para ter confiança.
Isso, no entanto, não significa usar roupas caras. Significa usar roupas limpas (por favor!), que expressem sua personalidade, que sejam condizentes com o local e que te deem a autoestima necessária.
Atente-se à comunicação
Comunicação é a chave de (quase) tudo. Isso vale para a verbal e também para a não-verbal.
Em um ambiente de trabalho, o ideal é que nos portemos de maneira profissional, mantendo contato visual, evitando gestos obscenos e dando sinais de seriedade. O mesmo vale a comunicação verbal: evite gírias e, sempre que tiver de dar uma resposta negativa, busque dar uma solução.
Por exemplo, ao invés de dizer “não sei”. Diga, “Não tenho certeza, mas vou descobrir e voltar com a resposta”.