Seja a alma da festa: 5 dicas para ser simpático nas confras de fim de ano

Consultor de comunicação e professor na Universidade de Stanford chegou a estas cinco dicas muito práticas para não cometer nenhuma gafe



2023 está dando seus últimos suspiros e nós, terráqueos, estamos nos preparando para dar um caloroso “olá” para 2024. Nesta época do ano, também começam as ‘confras’ de fim de ano com os colegas de trabalho, com os amigos e também com os familiares.

Esta pode ser uma situação estressante para muita gente. Por isso, em entrevista ao Business Insider, o consultor de comunicação e professor da Escola de Negócios da Universidade de Stanford (EUA), Mett Abrahams, pontuou cinco dicas muito práticas para ser simpático e sair ileso destas reuniões.

5 dicas para sair ileso das confras de fim de ano

Ouça mais e fale menos

Muitas vezes, queremos rebater tudo que ouvimos – sobretudo se é algo que não concordamos. No entanto, é importante ter a mente aberta em situações como esta. Precisamos estar dispostos a ouvir e engolir seco. As festas de fim de ano são um ambiente propício para reunir várias pessoas com opiniões e experiências completamente diferentes e, para o bom andamento da coisa, o professor sugere fechar a boca e morder a língua – só um pouquinho.

Mostre-se interessado

Da mesma forma, é de muito bom tom mostrar-se interessado no que o outro está falando – mesmo que você ache tudo aquilo uma bobagem completa. O segredo aqui, segundo o professor de Stanford, é demonstrar que está prestando atenção. Faça perguntas sobre o que está sendo conversado ou simplesmente diga “conte-me mais sobre isso”. Trocando em miúdos: seja interessado, não interessante.

Conte sua história

Mas também não entre mudo e saia calado, ou tente interpretar um personagem misterioso. Compartilhe algumas histórias pessoais também – desde que estejam em sintonia com a pauta do grupo. Lembre-se de que sua missão ali não é convencer ninguém de nada, apenas contar uma experiência pessoal.

Analise com quem e quando você está falando

Nem todo mundo vai entender sobre o que você está falando, nem a maneira como você fala. As festas de fim de ano, geralmente, reúnem todo tipo de gente, com vivências completamente diferentes. Então, pense: “o quando a pessoa sabe sobre o que eu vou falar?”, “qual seria a reação desta outra pessoa?” e “este é o momento mais apropriado para isso?”.

Saiba entrar e sair

Ninguém gosta de uma pessoa “entrona” ou que simplesmente desaparece no meio da confraternização. Portanto, a dica final do professor é você saber como entrar e sair dos lugares e das conversas. Seja educado e respeitoso. Se você quer encerrar uma conversa, sinalize e deixe um ponto aberto – meio que um gostinho de quero mais. Diga: “Quero falar com fulano, mas estou muito interessado em saber mais sobre o que você está falando”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário