scorecardresearch ghost pixel



Acima do ‘normal’: como e quando será a nova onda de calor no Brasil?

Uma nova onda de calor atingirá o país e fará com que as temperaturas máximas ultrapassem o esperado para o mês.



Uma nova massa de ar quente que chega ao Centro-Sul brasileiro irá deixar as temperaturas acima do esperado para esta época do ano. Segundo a previsão divulgada pela Metsul, os termômetros voltarão a marcar acima dos 40ºC na metade de dezembro. Essa onda de ar quente irá se instalar sobre o norte da Argentina e do Paraguai, se expandindo para o Centro-Oeste e Sul brasileiro nos próximos meses.

Veja também: Onda de calor vai voltar! Novo pico do El Niño começa em dezembro

Na região Sul, o Rio Grande do Sul deve ser o estado mais afetado, com as temperaturas começando a subir a partir desta sexta-feira (15). A previsão indica que os termômetros ficarão entre os 35ºC e 40ºC em algumas cidades. Na Grande Porto Alegre, a previsão da Metsul é de que as marcas cheguem aos 39ºC. Assim, o estado deverá ter “noites de temperatura alta e tardes de calor excessivo”.

Calor ultrapassa os padrões esperados para dezembro

No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas devem ficar em torno dos 40ºC. Mesmo que os dias quentes sejam mais comuns no Centro-Oeste entre o final do inverno e durante a primavera, a tendência neste ano é de que as temperaturas mais altas na região sejam registradas entre este final de semana e o começo da próxima.

Segundo o Metsul, o calor intenso esperado ultrapassa os padrões previstos para o mês de dezembro, mesmo com a chegada do verão. Assim, a previsão é de que as temperaturas mais altas atinjam também o interior de São Paulo. A região costuma ter mais chuvas durante essa época, o que faz com que a umidade aumente e as temperaturas não cheguem a patamares extremos.

Contudo, com a massa de ar quente que se aproxima do país nos próximos dias, a previsão é de que as altas temperaturas sejam registradas tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste. O Inmet ainda não divulgou nenhum alerta relacionado ao calor extremo esperado para os próximos dias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário