Cidade do Nordeste entra na lista dos 25 municípios mais ricos do Brasil

Novo centro econômico ganha espaço entre no ranking das 25 cidades mais ricas do país, mostram dados do IBGE.



Um município do Nordeste ganhou espaço na lista das 25 cidades mais ricas do Brasil, elaborada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento sobre a economia do país, realizado entre 2020 e 2021, traz resultados importantes para a região.

Leia mais: Cientista alerta: verão 2024 terá secas, ciclones e outros eventos climáticos extremos

O centro econômico de maior ascensão no período foi Maricá, no Rio de Janeiro, que se destacou em razão do crescimento de sua indústria de petróleo e gás. São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo gigantes econômicos, mas perderam um pouco de espaço com a recente realocação.

Outros exemplos da descentralização da força econômica são Campos dos Goytacazes (RJ), Niterói (RJ), São Sebastião (SP) e Saquarema (RJ), que também se desenvolveram na esteira da indústria de petróleo e gás.

Essa transformação tem impacto na redistribuição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Um quarto das riquezas do país eram geradas por apenas 4 municípios em 2002, mas o número responsável por essa proporção subiu para 11 em 2021.

Fortaleza ganha espaço

Para além das cidades paulistas, fluminenses e outras presenças tradicionais na lista, como Manaus, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, um município nordestino chamou a atenção na pesquisa. A única cidade do Nordeste entre as mais ricas do Brasil é Fortaleza, que atingiu um PIB de R$ 67,4 bilhões em 2020.

Com forte presença no comércio, indústria, turismo e serviços, o município é sede de grandes empresas e instituições financeiras como Banco do Nordeste, M. Dias Branco e J. Macêdo. A capital cearense também se destaca pelas praias deslumbrantes, riqueza cultural e gastronomia, que a colocam como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

A chegada de Fortaleza no ranking das mais ricas demonstra seu progresso e a diversificação da economia do país por meio do surgimento de novos centros econômicos. O resultado do levantamento indica um futuro promissor e mais equilibrado para o Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário