Uma nova frente fria chega ao Brasil nesta quarta-feira (10) e se mantém sobre a região Sul, podendo causar temporais nos três estados. Segundo a previsão do tempo, o fenômeno poderá causar ventos de intensidade média, além de trovoadas, raios e eventual queda de granizo. Em relação a chuva, os maiores volumes são esperados no Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul do território gaúcho.
Leia também: Podem apostar! 4 signos estão destinados a faturar na loteria nesta semana
No Centro-Oeste, o alerta vai para o estado do Mato Grosso, devido às chances de volumes expressivos de chuva e fortes temporais no estado. Com isso, os moradores do estado mato-grossense, em especial da área nordeste, devem se manter atentos aos possíveis transtornos e prejuízos causados pela chuva. Os precipitados se espalham por toda a região.
Já no Sudeste, esta quarta-feira será de possíveis pancadas de chuva na região devido à combinação entre calor e umidade presente na área. Assim, são esperadas apenas chuvas rápidas, intercaladas com breves períodos de sol e calor. Contudo, não está descartada a possibilidade de temporais serem registrados em algumas áreas.
Chuvas se espalham nas regiões Norte e Nordeste
Na região Norte, as instabilidades tropicais irão espalhar as chuvas por toda a região. Assim, os maiores volumes são esperados no Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia. Contudo, as chuvas acontecerão de forma mal distribuída nesses locais, podendo chover excessivamente em alguns pontos e de forma mais breve em outros.
O INMET liberou um alerta laranja, que indica possibilidade de perigo, devido às chuvas no Pará, Amazonas e em Rondônia. Assim, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar aos 100 km/h.
Por fim, a região Nordeste também terá a presença de chuva nesta quarta. Contudo, as pancadas de chuva acontecerão de forma rápida e mal distribuída entre os estados. Mesmo com volumes pouco expressivos, há risco de ventos intensos, trovoadas e descargas elétricas. Dessa forma, é importante os moradores das áreas mais afetadas pelas chuvas se mantenham em alerta devido ao possível risco de transtorno.