Golpe do azeite está aumentando: 5 dicas para identificar um extravirgem falso

A seca na região do Mediterrâneo criou uma escassez de azeite extravirgem e um terreno fértil para fraudadores em todo o mundo.



Há uma grande fraude no mundo do azeite acontecendo na Europa, especialmente na Itália e na Espanha. A escassez desenfreada de azeite, juntamente com a disparada dos preços, criaram um terreno fértil para produtores fraudulentos. Então, da próxima vez que você quiser comprar azeite de oliva extra virgem, continue lendo para saber como você pode se salvar de golpes.

Leia mais: Mapa apreende azeite fraudado desta marca vendido a R$ 39,90

De acordo com um relatório da Euronews, em novembro de 2023, as autoridades apreenderam impressionantes 260.000 litros de garrafas de azeite falsificadas. A polícia conduziu operações coordenadas na Espanha e Itália para prender os fraudadores. A grande polêmica chegou até Roma, quando mais de 50 restaurantes foram investigados por venderem e servirem pratos preparados com azeite falsificado.

Fraude em todo o mundo

Nos últimos meses, garrafas de azeite falso estão lentamente chegando até no Brasil, já que nosso azeite extravirgem vem da Europa. Os golpistas substituem o azeite por óleo de sementes muito mais baratas. Ao contrário do azeite, o óleo de semente é incolor. Então, os golpistas adicionam clorofila para dar uma tonalidade verde.

Em seguida, são adicionados carotenóides para obter a tonalidade amarela. Por fim, o azeite obtém uma tonalidade amarelo-esverdeada, lembrando o azeite. No entanto, mesmo que pareçam semelhantes, existem grandes diferenças. E usando essas diferenças, você pode evitar ser vítima de produtos falsos.

Como você pode identificar azeites falsificados?

Então, aqui estão algumas maneiras de identificar o azeite falso do azeite virgem extra autêntico.

  1. Em primeiro lugar, o óleo de sementes não tem cheiro distinto.
  2. Ao contrário do azeite extravirgem, não tem gosto.
  3. Os polifenóis do óleo de sementes conferem-lhe um sabor muito estranho.
  4. Não terá um sabor tão robusto quanto o azeite.
  5. Sempre verifique o rótulo antes de comprar uma garrafa.
  6. Verifique as informações de data e local de colheita indicadas na garrafa.
  7. Se houver um código QR, escaneie-o para navegar pela cadeia de produção.
  8. Além disso, verifique se há selos de um certificador ou testador terceirizado.

No entanto, estas verificações são difíceis de fazer se o óleo de sementes for misturado com azeite durante a produção. A produtora italiana de azeite, Sabina Petrucci, afirma à Euronews que mesmo com esses detalhes, a fraude por passar despercebida em alguns casos.

Portanto, os consumidores precisam estar mais atentos. A seca no Mediterrâneo criou uma escassez global de azeite. Isso levou a aumentos de preços e golpistas em conluio com restaurantes para enganar os clientes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário