Em fevereiro, tem Carnaval! Se você já faz planos para os primeiros meses do ano, chegou o momento de conferir como fica a previsão do tempo. Isso pode te ajudar a programar as suas atividades ao ar livre e, também, pensar nos melhores destinos para curtir a folia. Veja as previsões para fevereiro.
A previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera os meses de fevereiro e março. O prognóstico agroclimático para os três primeiros meses do ano destaca padrões climáticos diferentes em cada região do Brasil.
Previsões para fevereiro!
Segundo as previsões para fevereiro, divulgadas pelo Inmet, as chuvas devem ficar abaixo da média para grande parte do Norte e Nordeste, com exceções em Roraima, Acre e sudoeste do Amazonas.
No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas são esperadas acima da média, graças à atuação de canais de umidade ou da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Tem mais calor para os dois segundos meses do ano, em fevereiro e março. Isso porque, segundo as previsões, as temperaturas devem ficar acima da média em todo o país, exceto no centro-sul do Rio Grande do Sul.
Para os produtores rurais, o acompanhamento do clima é uma rotina e se torna ainda mais especial nestes próximos meses. Isso porque as chuvas abaixo da média no Norte e Nordeste podem afetar o desenvolvimento das lavouras de primeira safra.
Por outro lado, as chuvas no Centro-Oeste e Sudeste podem beneficiar o desenvolvimento das lavouras e a recuperação dos níveis de água no solo.
Veja como fica em cada região, segundo o Inmet
Norte: possibilidade de períodos com excesso de calor. Baixos níveis de umidade no solo em algumas localidades do extremo norte do Amazonas, noroeste do Pará e Roraima em janeiro de 2024.
Nordeste: temperatura do ar acima da média histórica em todo o território, com níveis de água no baixos.
Centro-Oeste: mais calor, com temperaturas acima da média nos próximos meses. A previsão é de retorno das chuvas na parte centro-sul da região.
Sudeste: assim como no Centro-Oeste, as temperaturas devem ficar acima da média histórica nos próximos meses, com elevação dos níveis de água no solo por conta das chuvas.
Sul: a previsão indica chuvas mais irregulares, com risco de serem abaixo da média histórica. As temperaturas também devem ficar acima da média.