O mau cheiro nas axilas, também conhecido como bromidrose, é causado pela ação de bactérias que quebram o suor produzido pelas glândulas que ficam nas axilas. Essas bactérias produzem compostos químicos causadores dos odores. Mas, e você convive com esse problema desagradável, siga as dicas que vão te livrar do “cecê”.
Leia mais: Manchas de suor não são mais um problema: dicas essenciais para roupas perfeitas
Em alguns casos, a situação é tão grave que o melhor é procurar a ajuda de um médico e seguir um tratamento para melhorar esse desconforto. Mas, em muitos casos, algumas mudanças simples na rotina podem te ajudar a evitar que os odores sejam um problema no seu dia a dia.
Dicas para se livrar do “cecê”!
Existem várias coisas que você pode fazer para reduzir o mau cheiro nas axilas. Uma delas é lavar as axilas diariamente com água e sabonete antibacteriano. Isso ajudará a remover as bactérias que causam o odor.
Além disso, o uso de um desodorante ou antitranspirante é essencial para controlar o odor e bloquear a produção de suor. Uma dica importante, caso você tenha suor em excesso, é remover os pelos das axilas, pois eles podem prender o suor e as bactérias, levando ao mau cheiro.
Se o problema é recorrente, uma dica que ajuda muito é o uso de roupas mais leves e de algodão, sendo que os tecidos naturais permitem que a pele respire melhor, sendo uma maneira de controle da transpiração.
Beber bastante água é essencial para se manter hidratado. Isso porque a desidratação pode aumentar a transpiração e, consequentemente, contribuir com o mau cheiro.
Faça ainda esfoliação regular, em torno de uma vez por semana, pois isso evita o crescimento encravado e a acumulação de sujeira, reduzindo a transpiração e o mau cheiro.
Seja durante o banho ou no pós-banho, priorize os ingredientes naturais. Escolha produtos antibacterianos que tenham sais, vinagre, maçã e carvão, que podem ajudar no controle. Assim, com alguns cuidados certos, você pode reduzir esse desconforto.