A melhor época do ano chegou para quem gosta de festa: o Carnaval. Mas assim como é importante aproveitar a folia para se divertir e relaxar, também é preciso ficar atento aos criminosos que saem às ruas prontos para cometer crimes, como furtos, roubos e golpes.
Leia mais: 3 latinhas por R$ 10: Zé Delivery divulga descontos exclusivos para o carnaval
Em época de comemoração na rua, o folião deve redobrar os cuidados para que a diversão não acabe se tornando uma dor de cabeça.
Crimes mais comuns
Um golpe bastante recorrente no calor da comemoração envolve a maquininha de cartão. Os estelionatários aproveitam da desatenção de quem está curtindo para clonar cartões e até cobrar valores mais altos no momento da compra de um produto.
Também é muito comum que o golpista ande em meio à multidão com a maquininha de cartão acionada, esbarrando em várias pessoas até achar alguém que está com a função de pagamento por aproximação acionada. Logo que o aparelho chega perto, a compra é confirmada e a vítima nem percebe.
Dicas de segurança
Se você já separou a roupa e o glitter para curtir o Carnaval nos blocos de rua, vale a pena seguir algumas orientações de segurança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para evitar golpes e voltar para casa tranquilo. Confira!
Cartão de crédito
- Antes de sair de casa, desative o pagamento por aproximação.
- Escolha um lugar seguro para guardar o cartão e evite deixá-lo solto no bolso.
- Quando for inserir o cartão na maquininha para pagar uma compra, faça você mesmo. Não entregue o item para outra pessoa.
- Tenha cuidado ao digitar a senha para que ninguém mais veja.
- Sempre confira o valor digitado na maquininha e não confirme o pagamento se o visor estiver danificado a ponto de te impedir de verificar o que foi digitado.
- Desconfie se o vendedor disser que você precisa passar o cartão novamente. Para confirmar se houve cobrança, ative as notificações do aplicativo do banco.
Celular
- Deixe o aparelho sempre protegido em aglomerações, nunca no bolso, e cuidado com bolsas soltas demais.
- Além da senha, use a biometria facial/digital para acessar os aplicativos e ative o bloqueio automático de tela no celular.
- Ative a senha do chip para que seja necessário informar o código sempre que o telefone for ligado.
- Oculte ou coloque aplicativos com informações sensíveis em pastas seguras.
- Não salve senhas importantes ou guarde prints de transações bancárias no celular.
- Em caso de furto ou roubo, informe imediatamente ao banco e registre um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar.