Gmail adota novas regras e começa a bloquear e-mails não solicitados

A partir de fevereiro, ferramenta do Google começa a exigir autenticação de remetentes que enviam e-mails em massa.



Em outubro do ano passado, o gerente de produto do Gmail, Neil Kumaran, anunciou que a ferramenta começaria a exigir que remetentes em massa autentiquem seus e-mails a partir de fevereiro de 2024. A política já entrou em vigor e muitos usuários estão relatando erros desconhecidos.

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Os erros de recebimento indicam que o Gmail bloqueou o e-mail por falta de autenticação do remetente. Com a nova estratégia, o Google quer fechar as brechas para invasores e deixar a caixa de entrada dos usuários mais segura, com menos spam.

No anúncio feito em outubro, Kumaran afirmou que não seria preciso “se preocupar com as complexidades dos padrões de segurança de e-mail” e que os donos das contas poderiam “ter confiança na origem de um e-mail”.

A solução encontrada pelo Google foi bem simples: exigir que os usuários que enviam grandes volumes de e-mail utilizem um método mais robusto de autenticação de e-mail. Segundo a empresa, a estratégia deve encerrar as “brechas exploradas por invasores” que ameaçam cerca de 1,8 bilhão de contas de Gmail.

“Muitos remetentes em massa não protegem ou configuram adequadamente seus sistemas, permitindo que invasores se escondam facilmente entre eles. Para ajudar a resolver esse problema, nos concentramos em um aspecto crucial da segurança do e-mail: validar se o remetente é quem diz ser”, disse o executivo na época.

Erros de autenticação

Os usuários já começaram a perceber erros temporários para e-mails não autenticados, mas a partir de abril, e-mails não autenticados serão rejeitados. É provável que as mensagens de falha de autenticação causem ainda mais confusão nos próximos meses, considerando que muitos ainda não conhecem a nova polícia.

O Google já havia alertado que “os remetentes em massa que não atenderem aos requisitos de envio começarão a receber erros temporários (com códigos de erro) em uma pequena porcentagem de seu tráfego de e-mail não compatível”. Segundo a empresa, o objetivo é que eles possam resolver os problemas após receber os códigos.

Kumaran explica que a inteligência artificial (IA) do Gmail bloqueia a chegada de mais de 99,9% de spam, phishing e malware à caixa de entrada, mas isso não é suficiente. Por isso, a empresa adotou a autenticação de remetentes de e-mail em massa.




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