Em um compromisso de incentivar o empreendedorismo feminino, o Itaú Mulher Empreendedora (IME) anuncia uma iniciativa para mulheres em 2024. O programa “Empreenda e Renda”, fruto da parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), disponibiliza mais de 20.000 vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil.
Leia mais: Itaú oferece linha Galaxy S24 da Samsung com cashback e condições especiais
O programa, realizado de maneira totalmente online, visa mulheres a partir de 18 anos, independentemente da região em que residem. As inscrições permanecerão abertas até junho de 2024, sendo realizadas através do site oficial do projeto.
Um diferencial notável do “Empreenda e Renda” é que ultrapassa a simples capacitação online. O programa oferece oportunidades únicas, incluindo seleção e mentoria para 105 mulheres, além da seleção e doação de capital semente, um incentivo financeiro, para outras 85 empreendedoras.
Parcerias
Com o intuito de ampliar a abrangência do programa, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, o IME estabeleceu parceria com 16 multiplicadoras locais. Essas multiplicadoras terão um papel fundamental ao iniciar turmas de capacitação presencial, adaptando-se às necessidades específicas de cada região. Nas demais regiões do país, as vagas serão exclusivamente remotas.
Ao longo do programa, as participantes terão acesso a uma ampla variedade de temas, englobando desenvolvimento de habilidades socioemocionais, liderança de negócios e aprimoramento de competências práticas em gestão, finanças e marketing digital. O objetivo é proporcionar uma experiência abrangente, preparando as empreendedoras para os desafios do mundo dos negócios.
Certificado
Ao concluírem o programa, as empreendedoras receberão um certificado de conclusão, reconhecendo não apenas o esforço investido, mas também o compromisso com o desenvolvimento profissional e pessoal.
A iniciativa do Itaú Mulher Empreendedora destaca-se como uma oportunidade única para mulheres de todo o país impulsionarem suas carreiras empreendedoras. Com um compromisso firme de capacitar e empoderar, o programa visa não apenas criar oportunidades, mas também fomentar a diversidade e contribuir para o crescimento econômico sustentável em todas as regiões do Brasil.
Novas iniciativas
Em uma parceria estratégica com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, o Itaú Unibanco revela um conjunto de iniciativas para fortalecer o empreendedorismo feminino, com foco em mulheres pretas e pardas das regiões Norte e Nordeste.
Dentre as ações, destaca-se a realização de workshops presenciais em dez capitais brasileiras, oferecendo capacitação na área de vendas. Esse projeto abrangerá 500 mulheres em 50 cidades do país.
Outra iniciativa é o “Empreenda e Renda”, através do qual 30 mil mulheres receberão apoio em três áreas fundamentais: conteúdo, mentorias e capital semente. Das participantes selecionadas, 150 terão a oportunidade de receber uma mentoria de aceleração, enquanto 115 serão contempladas com apoio financeiro. A Rede Mulher Empreendedora é parceira neste programa.
10 anos do Mulheres Empreendedoras
O anúncio dessas iniciativas coincide com a celebração dos dez anos do programa Itaú Mulheres Empreendedoras. Ana Fontes, CEO da Rede Mulher Empreendedora, destaca que o programa tem sido fundamental para construir melhores perspectivas para mulheres em busca de condições favoráveis para empreender. Desde sua fundação, a iniciativa já apoiou mais de 28 mil mulheres na gestão de seus negócios.
Em paralelo, o banco implementou um programa de voluntariado corporativo, abrindo 300 vagas para colaboradores atuarem como mentores voluntários de empreendedoras no segundo semestre deste ano.
“Essa parceria visa fortalecer as mulheres em sua integralidade, abrangendo o compromisso, liderança e inspiração”, afirma Helene Meurisse, Gender Financial Inclusion Officer da IFC, durante o lançamento das iniciativas.
As ações incluem ainda uma parceria com a Preta Comunicação, agência nordestina formada por mulheres pretas de Salvador, visando transformar mulheres do Norte e Nordeste em embaixadoras do programa.