Ao adquirir um carro flex, os motoristas passam a contar com a possibilidade de escolher com qual combustível desejam completar o tanque. Assim, é possível abastecer com etanol quando a gasolina estiver muito cara, seguindo a famosa regra dos 70%. Por mais que a regra possa parecer amplamente conhecida pelos condutores, uma pesquisa mostrou o contrário.
Veja também: Onde compensa abastecer com etanol? Confira a lista de estados
Realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o levantamento mostrou que somente quatro a cada dez proprietários de veículos flex tem o conhecimento sobre a relação de preço dos combustíveis. A pesquisa foi realizada em julho de 2022, com os resultados sendo liberados no final de 2023. Foram entrevistados condutores em 15 grandes centros urbanos.
O que é a regra dos 70%?
Nos carros flex comercializados no Brasil, o etanol possui um rendimento 30% menor do que a gasolina. Dessa forma, para ser vantajoso abastecer o veículo com etanol, é necessário que o seu preço seja, no mínimo, 30% mais barato do que o valor cobrado pela gasolina. Ou seja, é preciso que o preço do etanol corresponda a até 70% do valor da gasolina.
VEJA MAIS: Você sabia? A gasolina também tem prazo de validade
Porém, além dos motoristas que não sabem sobre a regra dos 70%, existem também os condutores que sabem sobre a regra mas que não realizam os cálculos na hora de abastecer. A pesquisa mostrou que dos motoristas que abastecem com gasolina, 51% não realizam os cálculos. Já entre aqueles que optam pelo etanol, 60% utilizam a calculadora para saber se o combustível vale realmente a pena.
Ao serem questionados sobre o motivo para abastecerem com etanol, os condutores afirmaram o preço é o principal quesito a ser avaliado. Assim, na hora de completar o tanque, 78% dos consumidores que optam pelo biocombustível analisam apenas o preço do produto em comparação à gasolina, desconsiderando a redução do impacto ambiental que o combustível produz.
Mitos sobre álcool e gasolina
Muitos consumidores acreditam que o álcool dá menos autonomia e potência aos veículos. No entanto, a percepção é um mito, que pode ser gerado devido à dificuldade de partida quando o veículo está frio. Além disso, outro mito é a gasolina deixar o motor do carro mais limpo, apresentado por 22% dos usuários.