Segundo dados de 2022 do Instituto Camões, o português é o quarto idioma mais usado no mundo. Estamos atrás somente do mandarim, inglês e do espanhol. No total, ainda consoante o Instituto, são 260 milhões de pessoas de falantes. A maioria desse parcela está concentrada no Brasil, evidentemente.
Veja também: 4 países que mudaram de nome e você nem sonhava; o 4ª é o mais chocante
Contudo, o português é um idioma intercontinental sendo falado também em África e na Ásia. Saiba mais sobre os países além de Portugal e Brasil.
1. Angola
Primeiramente, temos Angola. Trata-se de um país localizado na costa ocidental da África. Geograficamente falando, o país faz fronteira ao norte com a República do Congo e República Democrática do Congo. Ao sul, com a República da Namíbia e no leste novamente com a República Democrática do Congo e a República da Zâmbia.
Com diversos grupos étnicos em Angola, o português não é o único idioma desse país. Ou seja, o kikongo, o kimbundo, o umbundo e o mbunda são algumas das línguas nacionais que marcam presença em Angola.
O país conseguiu sua independência em 11 de novembro de 1975. Quem proclamou a independência foi Agostinho Neto, do Movimento Popular de libertação de Angola.
A proclamação aconteceu em Luanda, capital angolana. Angola passou pela Guerra de Independência de Angola, também conhecida como Luta Armada de Libertação Nacional. O período foi caracterizado como um conflito armado entre as forças independentes de Angola e as Forças Armadas de Portugal.
Consoante dados do Banco Mundial de 2021, a população era de 34,5 milhões.
2. Moçambique é um dos países que falam português
Outro país africano que também foi colônia portuguesa é Moçambique. É um país localizado no sudeste do continente africano. Ao norte, faz fronteira com a Tanzânia. A noroeste, com Malauí e Zâmbia. Por sua vez, Zimbábue figura como um país fronteiriço ao oeste. Já no sudoeste, a fronteira é com Essuatíni e África do Sul. Segundo o Ethnologue, Moçambique tem 43 línguas nacionais.
Curiosamente, Moçambique também conquistou oficialmente sua independência de Portugal em 1975, no mesmo ano que Angola
Assim como Angola, a independência foi conquista depois da Guerra de Independência de Moçambique, um conflito armado entre as formas de guerrilha da Frente de Liberação de Moçambique (FRELIMO) e as Forças Armadas de Portugal.
Ainda de acordo com o Banco Mundial, dados de 2021 apontam Moçambique como um país com 32 milhões de habitantes.
3. Guiné-Bissau
No que lhe diz respeito, Guiné-Bissau é um país da costa ocidental da África. Faz fronteira a norte com senegal e a sul e oeste com o oceano atlântica.
Diferentemente dos outros dois países da lista, o local conseguiu sua independência em setembro de 1973. Portugal reconheceu Guiné-Bissau como independente um ano depois. Assim sendo, foi a primeira colônia portuguesa no continente africano a ser reconhecida como uma nação independente pelo colonizador.
Guiné-Bissau também teve que passar por uma guerra de independência contra as forças armadas. A guerra de independência da Guiné-Bissau foi um conflito armado entre o Partido Africano para a independência da Guiné e Cabo Verde e as forças armadas de Portugal.
Por mais que exista uma grande diversidade linguística no país, o português é muito recorrente na administração pública e na educação. Além disso, algumas das línguas africanas faladas em Guiné-Bissau são o crioulo, o manjaco, o fula, o balanta e o mancanha.
4. Cabo Verde também fala português
Da lista, Cabo Verde é o país com menor população. Ou seja, são 587.925 mil habitantes, de acordo com dados do Banco Mundial de 2021.
Cabo Verde é uma pequena nação localizada em um arquipélago vulcânico perto da costa noroeste da África. O arquipélago é formado por dez ilhas na costa da África. Em particular, o país é muito visitado pelas belezas naturais das suas diversas praias.
Interessantemente, o arquipélago que constitui o país de Cabo Verde ficou desabitado até o século XV, que foi quando os portugueses chegaram e colonizaram as ilhas. No ano de 1951, o local foi incorporado como departamento ultramarino de Portugal.
Mesmo assim, os habitantes continuaram protestando pela independência, que também foi alcançada em 1975. A independência do país foi declarada quando aconteceu a eleição da Assembleia do Povo.
O português é o idioma oficial do local. Por sua vez, a língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano.
5. Timor-Leste
O último país destacado da lista é Timor-Leste. Trata-se de um país no Sudeste Asiática, cujo território ocupa metade da ilha de Timor. Em Timor-Leste, a língua mais falada é o tétum. Porém, o português é falado por menos de 20% da população, conforme um senso pós-independência conduzido em 2004. A população é de 1,321 milhão.
O país declarou sua independência de Portugal no final de 1975, mas no final daquele mesmo acabou sendo invadido e ocupado pela Indonésia. Desse modo, em 2002, Timor-leste conseguiu se tornar o primeiro novo Estado soberano do século XXI, em maio de 2002.
Além de Timor-Leste, Guiné Equatorial e São Tomé também falam o português. Por fim, vale também citar Macau, uma cidade chinesa que fazia parte de Portugal até 1999. Apenas 2,3% da cidade fala português atualmente.