scorecardresearch ghost pixel



Como se escreve o número 49 em algarismos romanos? É mais fácil do que parece

Muitas pessoas acreditam ser difícil, mas cálculo para encontrar o resultado é bem simples.



Apesar de pouco aplicados atualmente, os algarismos romanos são um sistema numérico antigo, bastante utilizado no Império Romano. Diferentemente do sistema de numeração decimal, eles são formados por um conjunto específico de letras do alfabeto latino.

No geral, os números romanos possuem sete símbolos básicos. São eles: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500) e M (1000). A combinação dessas letras é capaz de formar diferentes números. Um ponto interessante desses algarismos está na possibilidade de subtração, em que um símbolo que representa um número menor é colocado antes de outro.

Um exemplo clássico é o número 4, representado pela sigla IV. Neste caso, significa 5 (V) menos 1 (I). Isso torna esse sistema uma excelente forma de representação numérica para a antiguidade. Apesar de não ser tão comum hoje em dia devido ao sistema decimal, vemos os algarismos romanos em diferentes lugares, como monumentos, relógios, designações formais, nomeações de reis e papas, obras literárias e voltadas ao entretenimento.

Números romanos: como são representados?

Confira a seguir uma tabela que mostra a representação de alguns números romanos.

Foto: Shutterstock

A pergunta que não quer calar: como se escreve o número 49 em algarismos romanos?

Para entender como fazer o cálculo, é preciso saber como funciona esse sistema por meio da regra básica de subtração. Nela, o símbolo que representa o menor número vem antes do de maior valor. Na adição, acontece o contrário, pois o número de menor valor vem após o de maior valor.

No caso do número 49, precisaremos dos números 50 (L), 10 (X) e 1 (I). Para o cálculo, colocaremos o número X antes do L (50-10) e adicionaremos um I para subtrair com outro X (40+9). Portanto, 49 em números romanos fica da seguinte forma: XLIX.

Uma curiosidade a respeito dos números romanos é que não existe nenhum símbolo para representar o zero. Além disso, os algarismos deste sistema devem sempre ser escritos com letra maiúscula, pois não havia diferença entre maiúsculas e minúsculas no alfabeto romano original.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário