A compra de um imóvel exige uma análise minuciosa de diversos fatores, tudo para tentar fazer um bom negócio, já pensando na qualidade de vida ou até mesmo na revenda no futuro. Localização, infraestrutura, IPTU, condomínio (se houver) são apenas algumas das variáveis a serem analisadas.
Outro fator importante levado em conta na hora de comprar um imóvel é o seu preço. Quanto mais valorizada a região, mais o comprador terá que desembolsar se quiser aproveitar os benefícios do lugar. Recentemente, foi revelado o nome da região com o metro quadrado mais caro do Brasil. Para se ter uma ideia, o lugar já é chamado de “Dubai Brasileira“.
Dubai Brasileira é o novo reduto dos imóveis de luxo
Com valores de imóveis ultrapassando capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, Balneário Camboriú faz jus ao apelido de “Dubai Brasileira“. O metro quadrado da cidade litorânea está avaliado em R$ 11.447, quantia considerada alta para os padrões nacionais.
O município, localizado no litoral norte de Santa Catarina, ganhou popularidade em razão dos prédios de luxo e dos famosos arranha-céus. Diante de tanto investimento, a cidade passou por um processo de supervalorização que, por consequência, aumentou o preço dos imóveis, sobretudo aqueles localizados no calçadão da Praia Central.
E os investimentos na “Dubai Brasileira” não param. Após uma revitalização na área local, os preços aumentaram cerca de 30%. Além disso, a previsão é que sejam investidos ainda R$ 330 milhões em obras em um futuro próximo.
Vista de Balneário Camboriú (Foto: Shutterstock)
Novas mudanças em Balneário Camboriú
Segundo o especialista em mercados imobiliários, Bruno Cassola, após a conclusão do projeto de expansão e revitalização de Balneário Camboriú, tanto moradores quanto turistas terão a sensação de estar em uma cidade que parece de primeiro mundo.
O intuito é atrair cada vez mais investidores no decorrer dos próximos anos. Uma das mudanças iniciais do projeto de infraestrutura está relacionada com o sistema de drenagem para dispersão da água da chuva, evitando inundações.
Por outro lado, é importante destacar que existem pontos negativos. Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), certos locais da Praia Central da cidade são impróprios para banho, seja em razão das chuvas, que carregam as impurezas da cidade para a bacia hidrográfica, ou em razão da falta de saneamento básico na vizinha Camboriú.