Para muitos, a matemática é uma matéria desafiadora. Especialmente entre os vários tópicos ensinados por ela, a porcentagem é um dos que mais geram dúvidas.
Como solução, o site Guia do Estudante explicou uma estratégia para resolver cálculos envolvendo porcentagens redondas, que são números terminados em 5 ou 0. Segundo uma publicação, essa técnica pode ser aplicada a outros números, mas é especialmente útil para porcentagens redondas, tornando os cálculos ainda mais simples.
Este método vai agilizar seus cálculos de porcentagem
Um exemplo prático deste método é o cálculo de 8% de 25. Antes de prosseguirmos, vale destacar que o sinal de porcentagem indica uma divisão por cem, ou seja, “8 por 100”. Portanto, 8% é equivalente a 8/100.
Para simplificar, o número 25 deve ser convertido para o formato de fração.
O cálculo fica assim:
8/100 x 25/1
É importante multiplicar os numeradores entre si e os denominadores entre si.
8 x 25 = 200
100 x 1 = 100
Agora, aplicamos os resultados na mesma fração.
200/100 = 2Como resultado, percebemos que 8% de 25 é 2.
A técnica pode ser invertida
O site também apresenta outra maneira ainda mais prática de resolver o problema: inverter a operação, calculando 25% de 8 em vez de 8% de 25. Vale destacar que essa estratégia é viável, pois a ordem da multiplicação não altera o resultado.
Além do mais, o número 25 é mais fácil de trabalhar do que 8 em cálculos de porcentagem, pois 25% é a metade da metade de um valor, facilitando a compreensão e o cálculo. Assim, se a metade (50%) de 8 é 4, e a metade de 4 é igual a 2, concluímos que 25% de 8 é 2.
Como melhorar suas notas em matemática
Melhorar os resultados em matemática pode ser menos doloroso do que parece. Primeiro, é importante praticar bastante e começar pelo básico, sem pular etapas.
Usar recursos online, como tutoriais e aplicativos educativos, pode fazer toda a diferença. Eles explicam os conceitos de um jeito diferente e podem ajudar a entender melhor. Essas alternativas são especialmente úteis se você tiver dificuldade em acompanhar as aulas.
Por fim, participar de grupos de estudo também é uma ótima ideia, pois permite trocar ideias e aprender com os colegas, que muitas vezes têm as mesmas dúvidas.
*Com informações de Guia do Estudante