scorecardresearch ghost pixel



Portugal cai 3 posições em ranking de melhores países para estrangeiros; veja o motivo

Portugal registrou uma perda de três posições no ranking de melhores nações para estrangeiros. Veja os motivos.



Portugal, conhecido por acolher muitos brasileiros, caiu para a 15ª posição no ranking Expat Insider 2024. Este ranking avalia os melhores países para estrangeiros morarem. O país ibérico desceu cinco posições em relação à última edição.

O líder do ranking deste ano é o Panamá, país latino-americano com quatro milhões de habitantes. Esta nação subiu duas posições, passando do terceiro lugar para o topo da lista. Os outros dois países que completam o pódio são o México, também na América Latina, e a Indonésia, na Ásia. Já o continente europeu aparece na quarta posição, com a Espanha ocupando essa colocação. O top 5 é finalizado por mais um país latino-americano, a Colômbia.

Por que Portugal caiu tanto?

Essa nação lusófona regrediu em alguns critérios do ranking. Apesar da boa colocação em qualidade de vida (7º lugar), finanças pessoais (13º lugar) e facilidade de integração (15º lugar), outros parâmetros contribuíram para a queda do país no ranking.

Os indicadores relacionados às oportunidades de trabalho no exterior, além de fatores essenciais para os emigrantes, como habitação, serviços digitais e idioma, receberam avaliações piores em comparação com outros anos. Isso resultou na queda de Portugal no quesito satisfação geral dos entrevistados com a vida no país.

Por esse ângulo, estrangeiros relatam a falta de oportunidades de carreira e reclamam da burocracia enfrentada para atuar no país.
É importante destacar que, segundo dados da Agência para a Integração de Migrantes e Asilo (Aima), os brasileiros representam 35% dos estrangeiros que vivem em Portugal.

Foto: Shutterstock

Piores países para estrangeiros, segundo o ranking

O Kuwait, um país árabe no Golfo Pérsico com pouco mais de quatro milhões de habitantes, ficou na última colocação do ranking.

Já a Turquia ocupou a 52ª posição e a Finlândia a 51ª. Curiosamente, a Finlândia registrou a maior queda no índice deste ano, caindo do 16º para o 51º lugar.

Acredita-se que essa queda se deva às dificuldades de integração e a uma avaliação negativa das finanças pessoais do país.

O que considerar antes de morar no exterior

Independentemente da colocação do país no ranking, é importante considerar alguns fatores antes de decidir morar no exterior. O primeiro deles é o idioma. Um dos grandes motivos que explicam o sucesso de Portugal na lista de desejos dos brasileiros está no idioma em comum. No entanto, é preciso estar atento às principais diferenças entre as duas versões da língua portuguesa.

Do mesmo modo, é importante destacar que muitos dos brasileiros que buscam uma melhora de vida, seja na Europa ou em outro continente, nem sempre trabalham nas áreas que costumavam atuar no Brasil. É necessário adaptar-se a uma nova realidade.

Por fim, para se integrar com maior facilidade no país, pode ser interessante interagir com a comunidade de compatriotas na região. Para quem deseja morar em Portugal, por exemplo, a grande quantidade de brasileiros pode ser um facilitador.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário