scorecardresearch ghost pixel



O que aconteceu com a nota de R$ 200?

Entenda se a nota de 200 reais continua em circulação e os motivos que fazem dela rara.



É bem provável que você nunca tenha visto uma nota de 200 reais na sua vida, apesar de ela ter sido lançada pelo Banco Central do Brasil em setembro de 2020. De fato, ela é realmente rara no cotidiano dos brasileiros.

Essa ausência de relatos pode levantar a dúvida: ela continua em circulação? Indo direto ao ponto, sim. Mas por que é tão difícil de ser encontrada?

Por que a nota de 200 reais foi lançada?

Primeiramente, é importante entender o contexto por trás de seu lançamento. Segundo o Mobills, a nota foi lançada para atender à demanda por dinheiro em espécie durante a pandemia de covid-19. O objetivo era facilitar transações de alto valor e reduzir a necessidade de lidar com grandes volumes de cédulas menores.

Durante a época da publicação do Mobills, o Banco Central do Brasil respondeu sobre as especulações de que ela teria saído de circulação.

Na época, foi dito que ela não foi oficialmente tirada de circulação, mas que sua produção havia sido temporariamente suspensa.

Foto: rafastockbr/Shutterstock

Redução da demanda do dinheiro físico

Uma das principais razões para essa decisão foi a redução da demanda por dinheiro em espécie durante a pandemia, além do aumento do uso de meios eletrônicos de pagamento e a preferência por transações digitais, como o surgimento do PIX.

Além disso, outro motivo que influenciou a decisão foi a preocupação com a falsificação da nota de 200 reais.
Considerando todos os fatores citados, a nota de 200 reais é rara devido à sua baixa circulação.

Curiosamente, sua circulação é menor do que a da nota de 1 real, que não é mais fabricada desde 2005, segundo dados do Banco Central.

Como verificar a autenticidade da nota de 200 reais

Para saber se uma nota de 200 reais é verdadeira, observe os seguintes elementos de segurança:


  1. Marca-d’água:
    ao segurar a nota contra a luz, você verá a imagem do lobo-guará e o número 200.
  2. Número que muda de cor: movimente a nota e veja o número 200 mudar de verde para azul.
  3. Número escondido: coloque a nota na altura dos olhos, em posição horizontal, sob luz incidente, e veja o número 200 aparecer no lado direito ao centro.
  4. Alto-relevo: sinta a textura elevada nas inscrições “República Federativa do Brasil”, “Banco Central do Brasil”, e no número 200.
  5. Fio de segurança: contra a luz, deve aparecer um fio escuro próximo ao meio da nota.
  6. Elementos fluorescentes: por último, sob luz ultravioleta, o número 200 e a numeração de série mudam de cor, e pequenos fios coloridos se tornam visíveis.

Caso você esteja em dúvida, é possível consultar sua situação com o Banco Central, que examina se uma nota é verdadeira ou não.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário