O português é um idioma complexo até mesmo para os seus falantes nativos. Entre os aspectos que mais causam dores de cabeça, estão os plurais. Afinal, nem todos eles demandam de uma simples adição de ‘s’ no final da estrutura das palavras.
Nesse sentido, por mais que certas palavras não sejam tão frequentes no cotidiano, é importante que todos tenham conhecimento sobre suas formas no plural. Por isso, confira abaixo uma lista com 6 exemplos que você deve dominar.
Você sabe os plurais dessas 6 palavras?
Foto: Shutterstock
1. Arroz
Primeiramente, a palavra ‘arroz’ é um exemplo interessante. Seu plural é ‘arrozes’. A formação do plural adiciona o sufixo ‘es’ ao invés de apenas um ‘s’. Isso porque a palavra termina em ‘z’. No português, palavras terminadas nessa letra formam o plural com ‘es’ para evitar a cacofonia que um simples ‘s’ criaria.
2. Beija-flor
No caso de ‘beija-flor’, o plural é ‘beija-flores’. Palavras compostas cujo segundo elemento é um substantivo que varia no plural, como ‘flor’, formam o plural flexionando apenas o segundo elemento. Portanto, o correto é ‘beija-flores’.
3. Capitão
A palavra ‘capitão’ tem seu plural como ‘capitães’. Assim como acontece em ‘pão’, essa palavra, por terminar em ‘-ão’, recebe o acréscimo de ‘-es’. Vale notar que palavras terminadas em -ão podem formar plural de três maneiras: -ões, -ãos e -ães. No caso de ‘capitão’, usa-se ‘capitães’.
4. Fuzil
Para ‘fuzil’, o plural é ‘fuzis’. Aqui, simplesmente substituímos o ‘l’ final por ‘is’. Essa regra se aplica à maioria das palavras terminadas em ‘l’, garantindo a fluidez na pronúncia.
5. Sol
A palavra ‘sol’ forma seu plural como ‘sóis’. A troca do ‘l’ pelo ‘is’ segue a mesma lógica de ‘fuzil’, mas aqui também há a adição de um acento agudo para manter a correta entonação da palavra no plural. No entanto, é importante notar que a forma ‘soles’ também é aceita.
6. Guarda-chuva
Para ‘guarda-chuva’, o plural é ‘guarda-chuvas’. Palavras compostas cuja primeira parte é um verbo e a segunda um nome formam o plural flexionando apenas o segundo elemento. Assim, temos ‘guarda-chuvas’.
Como evitar erros?
Na fala, poucas pessoas realmente se preocupam com erros de plural em situações cotidianas. No entanto, na escrita, saber a forma correta pode fazer uma grande diferença, especialmente em contextos acadêmicos ou profissionais, como na escola ou em concursos públicos.
Para minimizar os erros, siga essas dicas:
- Consulte um dicionário: tenha sempre um dicionário à mão para verificar a forma correta dos plurais.
- Pratique regularmente: a prática constante ajuda a fixar as regras gramaticais.
- Faça revisões: revise seus textos para identificar possíveis erros e corrigi-los.
- Peça ajuda: quando estiver em dúvida, não hesite em pedir ajuda a professores ou colegas.