scorecardresearch ghost pixel



Seu corpo fala! 10 sinais de que você está comendo muita carne vermelha

Conheça os sinais que podem indicar que você está consumindo muita carne vermelha e os riscos associados a esse excesso.



Embora o consumo de carne ofereça diversos benefícios à saúde, é importante ter cautela com o consumo excessivo, especialmente de carne vermelha processada.

Segundo Michele Routhenstein, nutricionista de cardiologia preventiva na Entirely Nourished, em entrevista ao Best Life, o consumo excessivo de carne vermelha está associado a um maior risco de doenças crônicas, como câncer colorretal e diabetes tipo 2. Isso se deve à presença de compostos cancerígenos formados durante o processamento ou cozimento.

10 sinais de que você está comendo muita carne vermelha

Foto: aslysun/Shutterstock

1. Problemas digestivos

Routhenstein destaca que, por ser pobre em fibras, o consumo excessivo de carne vermelha pode causar constipação, inchaço e irritação estomacal, além de provocar diarreia. Brynna Connor, médica de família certificada e embaixadora de saúde na North West Pharmacy, explica que a falta de fibras impacta diretamente na saúde intestinal.

“Quando seu corpo não está recebendo fibras alimentares suficientes, os resíduos não são movidos pelo seu corpo tão eficientemente, e suas fezes endurecem e se tornam mais difíceis de passar. Elas então ficam no seu cólon por mais tempo, permitindo que as bactérias fermentem, o que libera gases que causam inchaço”, diz ela.

2. Colesterol LDL alto

O colesterol elevado costuma ser assintomático, mas pode ser detectado em exames médicos. Níveis altos de colesterol ruim (LDL), que se acumulam nas artérias e as endurecem, podem indicar consumo excessivo de carne vermelha.

“Níveis laboratoriais elevados de LDL e apoB, marcadores de colesterol formador de placas, podem indicar ingestão excessiva de gordura saturada e TMAO presentes na carne vermelha, aumentando o risco de doenças cardíacas”, aponta Routheinstein.

3. Pressão alta

Se você está com pressão alta, isso pode ser um indicativo de consumo excessivo de carne vermelha. Jennie Stanford, médica especialista em obesidade e colaboradora do DrugWatch, observa que:

“A carne vermelha tende a ter mais calorias e gordura no geral, especificamente gordura saturada e colesterol. Embora haja muito debate sobre isso, evidências sólidas ligam um maior consumo de carne vermelha ao aumento do risco de doenças cardiovasculares”, comenta.

Ela alerta que isso pode resultar em ataques cardíacos e derrames.

4. Hálito ruim

Caso você esteja lidando com mau hálito, isso pode estar relacionado ao consumo excessivo de carne vermelha.

“Há várias razões pelas quais a carne vermelha, especialmente quando consumida em grandes quantidades, pode contribuir para odores desagradáveis, seja por mau hálito ou odor corporal”, aponta Connor.

Se você não escovar ou usar fio dental adequadamente após comer carne, pedaços residuais podem ficar presos nos dentes e atrair bactérias, o que leva a um odor desagradável.

5. Odor corporal

O consumo excessivo de carne vermelha também pode causar odor corporal desagradável. “O odor corporal fétido pode ser devido ao consumo excessivo de carne vermelha, e isso acontece porque a carne vermelha pode ser difícil para o corpo decompor”, explica Connor ao Best Life.

“A carne vermelha deixa resíduos no trato digestivo, que se misturam com bactérias para criar ácidos graxos expelidos pelo suor. Quando os ácidos graxos se misturam com bactérias na pele (especialmente em grandes quantidades, o que pode ocorrer ao comer muita carne vermelha), pode haver um cheiro ofensivo”, finaliza.

6. Problemas de pele

A gordura saturada presente na carne vermelha pode contribuir para problemas de pele.

“O consumo excessivo de carne vermelha, especialmente com alto teor de gordura saturada, pode contribuir para problemas de pele, como acne ou opacidade, devido ao seu impacto nos níveis gerais de inflamação”, diz Routhenstein.

7. Fadiga ou fraqueza muscular

Por mais que a carne vermelha seja rica em proteínas, consumi-la em excesso pode ter o efeito contrário, causando cansaço ou fraqueza muscular.

“Embora sua ingestão de proteína possa ser alta se você comer muita carne vermelha, isso pode ocorrer às custas de outras vitaminas, minerais e/ou nutrientes essenciais que seu corpo precisa para funcionar adequadamente”, observa Connor.

8. Ganho de peso

O ganho de peso também pode ser um indicador de consumo elevado de carne vermelha.

“O ganho de peso e a obesidade estão solidamente ligados ao alto consumo de carne vermelha”, ressalta Stanford.

“A carne vermelha é rica em calorias e, muitas vezes, as pessoas tendem a comer porções maiores, o que pode resultar em ganho de peso e obesidade.”

9. Dor nas articulações

O consumo frequente e excessivo de carne vermelha pode levar a dores nas articulações como resultado de inflamação crônica.

“A carne vermelha tem mais gordura saturada do que outras proteínas, e pesquisas mostraram que ela pode aumentar os níveis de interleucina-6 (IL-6), proteína C-reativa (CRP) e homocisteína, que são marcadores de inflamação”, explica Connor ao Best Life.

Essa inflamação não se limita ao intestino, podendo também se manifestar nas articulações.

10. Doença renal

Por último, o consumo excessivo de carne vermelha pode prejudicar a função renal. Aqueles que comem muita carne vermelha podem estar ingerindo uma quantidade excessiva de proteínas, o que pode sobrecarregar os rins.

Raj Dasgupta, revisor médico da NCOA e médico quádruplo certificado pela ABIM, especializado em medicina interna, pneumologia, cuidados intensivos e medicina do sono, alerta que:

“Seguir uma dieta rica em proteínas pode piorar a função renal, especialmente em pessoas que já têm doença renal, pois o corpo pode não ser capaz de remover todos os resíduos associados às proteínas.”




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário