Tem menos de 30 anos? Este é o país mais feliz do mundo para você, segundo estudo

Saiba por que este país, uma pequena nação europeia, é considerado o mais feliz do mundo para jovens abaixo dos 30 anos.



Assim como alguns países são famosos por serem ideais para aposentados, outros se destacam como paraísos para os jovens. Um exemplo é a Lituânia, considerada a nação mais feliz do mundo para quem tem menos de 30 anos, segundo o The World Happiness Report, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em março deste ano.

Para entender por que a Lituânia conquistou esse título, os documentaristas Ammar Knadil e Staffan Taylor, do canal de viagens no YouTube, Yes Theory, embarcaram em uma missão. Durante 50 horas, eles investigaram o humor e a qualidade de vida no país.

Por que a Lituânia é o país mais feliz do mundo para jovens?

Praça em Vilnius, capital da Lituânia (Foto: MNStudio/Shutterstock)

Logo após chegarem à capital, Vilnius, a dupla entrevistou jovens nas ruas, que descreveram o país como um ótimo lugar para viver, graças à “ótima comida”, “pessoas amigáveis” e “muitas oportunidades de carreira em meio a uma economia em crescimento”. Além disso, muitos jovens destacaram que herdaram uma mentalidade que os faz enxergar beleza até nas coisas mais simples, transmitida por seus pais e avós.

Para enriquecer as entrevistas, os documentaristas organizaram um encontro com seus seguidores na Lituânia. Nas ruas, um dos jovens revelou que, após passar um ano nos Estados Unidos, aprendeu a valorizar a conexão com a natureza que se tem na Lituânia. Ele explicou que é fácil acessar um lago ou uma bela floresta.

Vale destacar que a Lituânia é um país que conquistou sua independência da Rússia recentemente, em 11 de março de 1990. Nesse contexto, uma jovem acredita que isso torna mais fácil para os lituanos apreciarem o momento: “Nunca estivemos tão bem como agora […] Todos nós percebemos que podemos perder isso rapidamente, assim como a Ucrânia perdeu.”

Millennials e Geração Z são mais infelizes que Boomers

Ainda de acordo com o mesmo relatório, a ONU indagou moradores de 140 países ao longo de três anos (2021 a 2023) sobre seu nível de felicidade, em uma escala de zero a dez, além das condições de qualidade de vida em seus países.

Os resultados revelam uma tendência: os Boomers e as gerações anteriores (nascidos até 1965) declararam-se, em média, mais felizes do que os mais jovens. A Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) encontra-se em um meio-termo global, sentindo-se mais satisfeita com a vida do que os mais jovens, mas ainda menos contente do que os Boomers.

Em contrapartida, os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) mostraram-se mais infelizes do que todas as gerações anteriores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário