Beber café todos os dias pode ter efeitos surpreendentes no corpo

Pesquisas recentes apontam que o hábito de tomar café diariamente pode trazer benefícios.



O café consolidou-se como uma das bebidas mais populares em todo o mundo e é um elemento quase indispensável na dieta de muitos. O consumo diário e moderado dessa bebida pode ter efeitos positivos consideráveis na saúde. Além de aliviar a sonolência matinal, o café consegue desempenhar um papel importante na prevenção de diversas doenças.

O produto pode ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e até alguns tipos de câncer. A presença de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios no café parece ser a chave para tais benefícios. No entanto, a quantidade ideal a ser consumida ainda gera discussões entre os especialistas.

Café é uma bebida muito frequente na rotina matinal dos brasileiros – Imagem: reprodução/Content Pixie/Pexels

Benefícios comprovados do café

O consumo moderado de café não apenas diminui o risco de patologias cardíacas e da diabetes, como também pode ser eficaz na prevenção da demência, uma vez que os antioxidantes presentes no café combatem o estresse oxidativo e contribuem para a saúde geral.

Contudo, existe uma dose segura para tal — de duas a quatro xícaras diárias, segundo um estudo britânico. Essa pesquisa sugere que três xícaras da bebida por dia tendem a reduzir em até 48% o risco de doenças cardiometabólicas.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) recomenda que o consumo diário de cafeína não exceda 400 miligramas.

Cafeína em outras bebidas

Além do café, bebidas como chás, refrigerantes e energéticos também contêm cafeína. Um espresso possui cerca de 60 a 70 miligramas de cafeína, enquanto uma simples xícara de chá preto pode ter de 40 a 90 miligramas. No entanto, os energéticos frequentemente contêm muito mais cafeína, chegando a até 300 miligramas em uma lata.

O café pode oferecer diversos benefícios, mas é preciso moderação, especialmente para crianças, adolescentes e gestantes. Pessoas com problemas cardíacos ou que usam medicamentos que aumentam a sensibilidade à cafeína devem buscar orientação médica. Para aqueles que evitam o café, o chá também é uma alternativa saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário