Novo concurso público em vista para a Agência Espacial Brasileira. A autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) solicitou, nada menos, que 101 vagas nas carreiras de analista e tecnologista. Remunerações iniciais previstas de R$ 6,1 mil.
O pedido foi encaminhado ao Ministério do Planejamento e, agora, encontra-se sob análise da Divisão de Concursos Públicos da Pasta. Confira mais detalhes sobre a futura seleção promovida pela instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Cargos Concurso AEB 2018
Assim que autorizado, o Concurso AEB 2018 deverá prover 101 vagas distribuídas entre as carreiras de Analista e Tecnologista. Os dois cargos exigem formação de nível superior e dão direito à remuneração inicial de R$ 6.570,37.
O valor é composto pelo vencimento base e auxílio-alimentação. Os servidores são contratados pelo regime estatutário, o que garante estabilidade após o estágio probatório. Entre as atribuições de cada carreira, estão:
- Analista: formulação, planejamento, acompanhamento, avaliação e atualização da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE); certificação, normalização e fiscalização das atividades espaciais; fomento à cooperação internacional governamental e empresarial.
- Tecnologista: atuação, junto aos analistas, nas políticas, planos, programas ou projetos de soluções tecnológicas espaciais; prospecção tecnológica; controle e avaliação da execução das atividades pelos “stakeholders” do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE).
A expectativa é de que a autorização seja publicada, ainda, neste semestre, possibilitando o ingresso dos novos servidores em 2019.
Concurso AEB 2014
A Agência Espacial Brasileira realizou seu último certame em 2014, tendo a Cetro Concursos como banca organizadora. A seleção ofertou vagas nas carreiras de tecnologista júnior e analista em C&T pleno e júnior; tecnologista pleno; e assistente de C&T.
As especialidades incluídas para tecnologista e analista foram Desenvolvimento Tecnológico; Gestão da Política Espacial e Administrativa, respectivamente. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, além da análise de títulos.
Nos exames objetivos, os participantes responderam a 70 questões versando sobre:
- Raciocínio Lógico
- Inglês
- Português
- Conhecimentos Específicos
No exame discursivo para nível médio, precisam elaborar redação conforme orientado pela banca avaliadora. Cargos de nível superior responderam a duas questões sobre temas de do conteúdo
programático ou textos de natureza profissional, técnica e/ou oficial.
O certame teve validade de um ano, contado a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período. Considerando que a homologação deu-se em 2015, percebe-se que a agência não conta com seleções válidas.
Informações sobre o certame podem ser verificadas pelo edital: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 – AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA