Previsto para sair até a próxima segunda-feira, 7, o concurso Detran São Paulo vai atrasar. De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, o adiamento de seu em função do decreto nº 64.069, publicado no Diário Oficial de 3 de janeiro.
O documento assinado pelo governador do estado, João Doria, dispõe sobre medidas de redução de despesas com pessoal e encargos sociais. O decreto impacta, não só a seleção do Detran, como uma série de outros certames autorizados pelo ex-governador, Mário França.
Em seu artigo dois o documento estabelece que “as autorizações de abertura de concurso público cujas inscrições ainda não tenham sido iniciadas deverão ser reavaliadas pela Secretaria de Governo”.
Isso não quer dizer que os concursos estão suspensos. Contudo, as seleções autorizadas pela gestão anterior, mas, que ainda não foram publicadas, passarão por uma nova análise. O principal ponto observado pela Secretaria de Governo será a questão orçamentária.
A prática é comum no início de novas gestões, inclusive, foi adotada em 2015, pelo antigo governador, Geraldo Alckmin. Na época, ainda que os certames tenham sido temporariamente paralisados, acabaram sendo realizados normalmente.
Concursos São Paulo 2019: Veja as seleções previstas
Prestes a ser publicado, o edital deve aguardar parecer para, finalmente, ser liberado. Seleção terá 575 vagas nos níveis médio e superior, sendo 200 para agente e 375 para oficial de trânsito. A banca organizadora responsável pela seleção é a Fundação Carlos Chagas.
A Secretaria de Educação tem autorização para realizar seleção com 15 mil vagas de professor de educação básica II. A carência de servidores no posto é gigantesca, em um déficit aproximado de 73 mil docentes. Certame encontrava-se em fase de escolha da organizadora.
No segundo semestre do ano passado a Polícia Militar recebeu autorização para dois concursos, um com 190 vagas para oficiais e outro com 5.400 oportunidades para a função de soldado. Ambas demandam apenas ensino médio. Detalhes sobre constituição da comissão organizadora e escolha da banca organizadora não foram informados.
A seleção da São Paulo Previdência deve disponibilizar 91 vagas em cargos dos níveis médio e superior. A comissão interna, responsável por acompanhar os andamentos da seleção, foi constituída no mês de dezembro.
Autorizado em setembro do ano passado, o certame já teve a comissão interna constituída há pouco tempo. O grupo estava trabalhando no processo de escolha da banca organizadora. A oferta será de 109 vagas, sendo 25 para oficial operacional (nível médio) e 84 para o cargo de médico I (nível superior).
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza tem autorização para dois concursos. Juntos, os dois editais devem abrir, nada menos, que 929 vagas. O primeiro a ser autorizado visa o preenchimento de 540 vagas nos níveis médio e superior. O segundo, com 399 oportunidades de nível fundamental, será voltado para a função de operacional de suporte.
Fonte: Gabarite Concursos