Como formar o preço de venda?

Saiba como o conceito, através da soma do custo, despesas e do lucro desejado, auxilia a empresa a se manter bem no mercado



Para que uma mercadoria seja adequada à realidade do negócio e dos clientes o preço cobrado no momento de lançar o produto deve ser devidamente estudado.

Dessa forma, antes de formar o preço de venda os gestores precisam fazer um acompanhamento de outras empresas que seguem a mesma linha. Assim sendo, será possível observar se os concorrentes estão tendo lucro com os preços que vendem seus produtos.

Para que a organização não tenha prejuízo e os clientes não achem os preço exorbitantes, é necessário ter um conhecimento amplo dos custos que o órgão terá com a produção daquela mercadora.

Portanto,  o preço unitário deve ser maior que que os custos e despesas totais da companhia.  Logo, ele precisa ser diferenciado dos custos fixos e custos variáveis da empresa. O primeiro se refere ao aluguel e funcionários, por exemplo, já que irão manter uma constância. Em contrapartida, os custos variáveis tem relação direta com com as atividades realizadas pela organização.

Assim sendo, há uma fórmula para se calcular o preço de venda. O método é definido por meio da soma dos custos e despesas (os impostos fazem parte dessa soma), e também o lucro planejado.

Preço de venda = Custos + Despesas + Lucro esperado 

Há diferentes formatos de se fazer a análise e o cálculo dos preços que podem ser cobrados de produtos ou serviços.

Preço de Venda

Preço de venda: cálculo por meio da Markup

O Markup é o conceito que irá permitir que preço de venda para esse negócio seja calculado. Uma vez que ele possibilitará saber quais os preços em que esse empreendedor poderá cobrar.

Para conseguir calcular esse índice Markup do negócio será preciso ter maiores conhecimentos, especialmente sobre as despesas fixas e variáveis. Além disso, o nível de lucro que a empresa deseja atingir precisa estar muito bem estabelecido.

Um método de organização é dispor esses valores em um planilha Excel. Desse modo, o cálculo ficará mais simples de ser realizado.

O valor resultante do Markup pode ser um usado como percentual, seja multiplicador ou divisor. Assim, sua aplicação sobre os custos de possuir ou criar um bem é realizável. Observe melhor na tabela abaixo:

MARKUP = 1 / (1 – (DF% + DV% + ML%))

  • DF = proporção em despesas fixas
  • DV = percentual das despesas variáveis;
  • ML = margem de lucro desejada.

O valor vai resultar no índice e pode ser multiplicado no custo de adquirir essa mercadoria. Além do valores de prestação de serviço ou  de produzir. Esses valores não vão aparecer no cálculo do índice.

Veja abaixo o exemplo:

  • Uma empresa tem as despesas fixas em 15%, despesas variáveis de 25% e lucro esperado de 20%. A fórmula seria: Markup = 1 / (1 – (0,15 + 0,25 + 0,20)) = 1 / 0,4, dessa forma, Markup = 2,5
  • Se esse negócio tiver um custo de R$ 20,00, o preço de revenda será de R$ 100,00

Como calcular o preço de venda pela margem de contribuição

A margem de contribuição pode ser utilizada para formar preço de Venda.  Contudo, ela diz respeito a apenas ao preço de venda unitária e também para cada tipo de mercadoria correspondente.

Assim sendo, a a fórmula para realizar esse cálculo é a seguinte:

Margem de contribuição = Receita ao preço cobrado – (Custos e Despesas Variáveis)

Para um produto que tenha um preço unitário de R$ 20,00, com uma taxa de imposto de 10%. Dessa forma, o valor vai ser de R$ 2,00, mais outros custos variáveis que chegam a R$ 1,50, temos:

Custos e Despesas variáveis por unidade: 20,00 + 2,00 + 1,50 = R$ 23,50

Desse modo, se o preço cobrado for de R$ 40,00, a margem de contribuição do produto precisará ser de:

  • Sendo assim, se o preço cobrado for de R$ 110,00, a margem de contribuição do produto tem o valor de: 40,00 – 23,50 = 16,50
  • Margem de contribuição: 110,00 – 62,50 = R$ 47,50

Vale destacar que o valor de contribuição será de 58%.

Definindo o preço por pesquisa de mercado

Quando um empresa vende um produto que também é vendido por outras organizações, ela precisa fazer uma análise dos preços que a concorrência coloca naquela mercadoria.

Assim sendo, ao perceber que o mercado faz uma projeção de preço muito abaixo daquilo que pode ser cobrado, a margem de lucro fica reduzida e isso pode fazer com que o plano se torne inviável.

Por outro lado, se inserir em um mercado que seja competitivo pode trazer vantagens à organização. Isso acontece quando os preços são reduzidos e os órgãos realizam promoções que atraem um maior número de clientes.

Portanto, para que uma empresa se mantenha bem mercadologicamente, ela precisa fazer um acompanhamento de todos níveis de preços.




Voltar ao topo

Deixe um comentário