Quando os problemas de um empresa ou indústria são classificados por ordem de importância, a partir da utilização de gráficos de frequência, a técnica recebe o nome de diagrama de Pareto.
De acordo com esse método, grande parte dos problemas ou defeitos observados são oriundos da mesma causa. Assim sendo, com a finalidade de auxiliar a organização no momento das tomadas de decisões, o diagrama cria um foco principal, para que, desta forma, seja as melhorias possam ser aplicadas.
Diagrama de Pareto: exemplo
O diagrama de Pareto torna possível a visualização das causas de um problema, da maior para a menor frequência. Ele foca nas crises de maior gravidade. Assim sendo, a técnica identifica de maneira nítida, a localização das causas vitais que necessitam de melhoria.
Por exemplo, suponha que uma empresa do ramo de peças automotivas teve uma queda de 20% na produção do último mês. Para identificar os problemas pelo diagrama de Pareto é necessário ter algumas atitudes.Tais como:
- Identificar, detalhar e analisar os problemas e quais são as suas causa (operador, máquina, etc.);
- Aplicar métodos que melhorem os resultados, priorizando as ações que tem foco no resultado positivos;
- Confirmar os resultador das ações de melhoria;
- Especificar as maiores causas dos problemas e quais são os aspectos responsáveis pelos impactos de maior expressão para que assim a causa seja extinta.
Diagrama de Pareto: como fazer?
Alguns passos são essenciais para que o diagrama de Pareto possa ser realizado de maneira segura. Confira a seguir:
- Conhecer o problema principal e também os casos que afetam o processo;
- Efetuar uma análise e depois listar as causas desses problemas, de acordo com a frequência em que acontece;
- Listar a quantidade dessas ocorrências em ordem decrescente e, em seguida, dividi-las de acordo com a causa observada;
- Calcular a porcentagem que esse problema ocorre, a partir da quantidade de cada uma das causas. O cálculo pode ser feito ao dividir a quantidade desta causa, pelo total de todas as ocorrências.
- Aplicar, por último, os dados obtidos em um gráfico de frequências.
Curva ABC
A curva de experiência ABC é usada para conseguir fazer uma classificação dos problemas da empresa. Já que o princípio de Pareto indica que 20% das causas é responsável por 80% dos problemas.
Asim sendo, é importante explicar que não serão classificados apenas os problemas, mas também outras informações. Principalmente aquelas que são necessárias para a administração da empresa, como, o volume dos estoques, por exemplo.
Seguindo o exemplo de um estoque é possível observar que uma parte pequena do estoque tem um consumo elevado. Já o resto possui uma rotatividade menor.
Dessa forma, ela é dividida em três classificações distintas. Veja:
- 20% desses itens irão representar 80% dos custos ou receita;
- 30% desses itens irão representar 15% dos custos ou receita;
- 50% desses itens irão representar 5% dos custos/receita.
Portanto, é possível concluir que a classificação A vai representar a maior parte desses custos, conforme foi mostrado. Enquanto que B e C vão possuir maior parte dos itens.
Contudo, a utilização é de apenas 20% no total, mesmo quando os maiores volumes foram estocados. Isso ocorre baseado na regra do 80/20.
Diagrama de Pareto no formato 80/20
O diagrama de Pareto foi desenvolvida pelo consultor de qualidade Joseph Moses Juran. Ele verificou que eram poucos os fatores responsáveis pela maioria dos problemas.
A Lei de Pareto foi criada pelo economista Vilfredo Pareto, quando ele demonstrou que 80% da renda de um país fica concentrada somente com 20% das pessoas.
Dessa forma, Juran usou a lei como base para criar o diagrama. A técnica é utilizada com o objetivo de aplicar melhorias nas empresas e a regra do 80/20 passou a ser utilizada nas análises, até chegar ao meio empresarial.