Esta área da engenharia é de extrema importância para nossa sociedade. Isso porque, é ela quem se preocupa com o desenvolvimento sustentável. Portanto, é o setor que integra proporções sociais, tenológicas e econômicas do meio ambiente.
Sendo assim, o engenheiro ambiental tem como foco a elaboração de técnicas pensadas no meio ambiente, voltadas para preservação do solo, água e ar. Além disso, o profissional também é o responsável por projetar e estudar problemas do meio ambiente, como sistemas de esgoto e água.
Atuação
Como dito acima, o trabalho do profissional é voltado para o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, sua área de atuação está relacionada ao meio ambiente.
O engenheiro pode realizar atividades de preservação ambiental, bem como ainda avaliar o impacto de obras no meio ambiente. Nesse setor, ele avalia não só o espaço/lugar, como também previne poluição de ar, água e solo.
Além disso, o engenheiro tem a responsabilidade pelo aprimoramento de técnicas de preservação do meio ambiente. Ou seja, é ele que faz planejamento, bem como administração e coordenação de construções que afetam o meio ambiente, tal como as redes de distribuição de água, tratamento de esgoto e descarte de lixo
O profissional pode ser encontrado tanto no setor público, quanto no privado. Independente disso, as áreas de atuação são as voltadas para:
- Saúde pública;
- Saneamento básico;
- Manejo ambiental;
- Gestão de águas;
- Estudos de clima;
- Drenagem urbana;
- Mapeamento e recuperação de áreas degradadas.
O mercado para a área tende a oscilar. Entretanto, as regiões que oferecem melhores oportunidades para os profissionais são as Sul e Sudeste, devido o grande número de indústrias.
Quem pode ser um engenheiro ambiental?
Para se tornar um engenheiro ambiental é necessário realizar o curso de graduação em Engenharia Ambiental. O curso é de modalidade bacharelado, e pode ser encontrado presencialmente a a distância.
O curso inclui diversas áreas do conhecimento como Ciências Sociais, Biológicas e Exatas. Portanto, os alunos irão ter diversas disciplinas ao longo da formação, como por exemplo as de:
- Física;
- Planejamento e Gestão Ambiental;
- Química Ambiental;
- Saúde e Higiene Ambiental;
- Cálculo;
- Mecânica dos Materiais.
Quanto ganha um engenheiro ambiental?
A remuneração do profissional está regulamentada pela Lei 4.950-A/66, de 1966. A lei determina os vencimentos dos profissionais de Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária, que deve estar de acordo com a jornada diária, independentemente do local de trabalho.
Sendo assim, os salários devem ser distribuídos de acordo com as seguintes jornadas de trabalho:
- 6 horas de trabalho: 6 salários mínimos;
- 7 horas de trabalho : 7,25 salários mínimos;
- 8 horas de trabalho: 8,5 salários mínimos.
Entretanto, de modo geral os vencimentos mudam muito de acordo com a área de atuação do profissional. Podemos encontrar analistas ambientais ganhando em torno de R$ 3.097,30, como um supervisor de mineração tem vencimento de R$ 5.155,01.