Novo edital de concurso público para a Marinha do Brasil a caminho! A instituição usou uma rede social para confirmar que o edital para o Quadro Técnico (QT) do Corpo Auxiliar sairá até 31 de março. A publicação reitera a data prevista no calendário oficial de certames, que estabelece a liberação do documento para a segunda quinzena do mês.
Embora o quantitativo de vagas não tenha sido confirmado, sabe-se que a seleção terá oportunidades para graduados em várias áreas. As onze áreas contempladas, inclusive, já foram informadas pela Marinha. São elas:
- Segurança do Tráfego Aquaviário;
- Oceanografia;
- Ciências Biológicas;
- Serviço Social;
- Meteorologia;
- Estatística;
- Comunicação Social;
- Direito;
- Informática;
- Pedagogia;
- Psicologia.
As vagas poderão ser pleiteadas por candidatos dos sexos masculino e feminino. Além de ensino superior de acordo com a área desejada, é necessário ser brasileiro, ter menos de 36 anos no primeiro dia do curso, possuir bons antecedentes de conduta, estar em dias com as obrigações da Justiça Eleitoral e Serviço Militar, entre outros.
No decorrer do Curso de Formação de Oficiais, o candidato é nomeado Guarda-Marinha, fazendo jus a vencimentos de R$ 6.625,00. Além disso, terão direito a alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Ao término do CFO, aprovados ocuparão postos de primeiro-tenente, cujo soldo pode ultrapassar R$ 11 mil.
O QT do Corpo Auxiliar da Marinha é constituído por cargos técnicos-administrativos que, além das atividades militares, ficam encarregados de funções de apoio técnico, atividades gerenciais e administrativas em geral.
A última seleção pública ocorreu em 2018. Na ocasião, foram abertas 27 vagas apenas para candidatos com formação superior.
Etapas de seleção concurso Quadro Técnico Marinha
Inscritos no certame serão avaliados por meio de três etapas de seleção. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de na realização de prova objetiva. A avaliação será constituída por 50 questões de múltipla escolha. Serão cobrados conteúdos de Conhecimentos Profissionais.
Simultaneamente, os concorrentes farão uma prova de redação.
A segunda etapa recebe o nome de “eventos complementares”. Nela, os concorrentes serão avaliados por meio de:
- Verificação de Dados Biográficos (VDB);
- Inspeção de Saúde (IS);
- Teste de Aptidão Física (TAF) – Natação e Corrida;
- Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais para graduados em Direito (eliminatória e classificatória);
- Avaliação Psicológica (AP);
- Verificação de Documentos (VD);
- Prova de Títulos (PT).
Aprovados e classificados em todas elas são encaminhados para a terceira etapa, constituída por Curso de Formação de Oficiais. O mesmo é realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro, e é composto por período de adaptação e as aulas propriamente ditas.
A finalidade das aulas é preparar os militares para o exercício de funções em Organizações Militares da Marinha, localizadas em qualquer Unidade da Federação, de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução Militar-Naval.
O CFO tem duração aproximada de 39 semanas e inicia-se com o Período de Adaptação, com duração de três semanas.