O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), lançou chamada pública para o programa TechD. A iniciativa busca estimular a inovação por meio da aproximação entre startups, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e grandes empresas.
A iniciativa contará com recursos não reembolsáveis para impulsionar projetos inovadores nas áreas de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), saúde, energia e mobilidade. Sob a gestão da Softex, o programa contará com R$ 18 milhões em recursos.
Os investimentos são em bolsas para pesquisadores e para apoio direto a projetos de pesquisa por meio das ICTs. Ao todo, 30 projetos podem ser qualificados para acessar esses recursos.
Para sua realização, o TechD contará com as parcerias estratégicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Benefícios
Entre os benefícios gerados pelo TechD estão:
- Desenvolvimento de competências para pesquisa.
- Desenvolvimento e inovação nos setores considerados prioritários pelo programa.
- Transferência tecnológica entre empresas, ICTs e startups.
- Aumento do número de patentes e registros.
- Redução dos custos na utilização de tecnologias habilitadoras por empresas brasileiras.
- Aumento da exposição de companhias e soluções nacionais de alto valor agregado no exterior.
A sociedade também será favorecida direta ou indiretamente por meio das tecnologias desenvolvidas e dos empregos e especializações gerados. A submissão das Propostas e Projetos de Pesquisa será de 4 de abril à 13 de maio de 2019. O resultado da seleção será divulgado a partir de 5 de julho.
Para mais informações e o edital completo de chamada pública, clique aqui.