Boas notícias para os concurseiros fluminenses interessados em carreiras da Segurança Pública. Nesta quinta-feira, 11, o governador Wilson Witzel reconheceu o déficit de servidores da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ). Para solucionar o quadro deficitário, o líder do executivo confirmou os preparativos para certame com, nada menos, que mil vagas.
A recomposição do efetivo da Polícia Civil foi uma das promessas da campanha eleitoral de Witzel. De acordo com o governador, as mil oportunidades terão mais ou menos a seguinte distribuição: 180 vagas para delegado e as demais para as outras funções de policial.
As afirmações foram feitas durante entrevista ao Bom Dia Rio, de Rede Globo, a respeito dos 100 primeiros dias de governo, concluídos na última quarta-feira, 10.
“A Polícia Civil estava completamente desestruturada. O efetivo está hoje em um terço. Mas, estamos com concurso previsto para delegado e policial. Com isso, nós começamos a recompor a capacidade desses policiais de operar. Principalmente, a Polícia Judiciária”, disse o governador.
Apesar da boa notícia, o chefe do executivo ainda não formalizou o aval para realização do concurso com mil vagas. Dessa forma, a corporação segue trabalhando nos preparativos para o quantitativo autorizado no ano passado, 96 vagas. Este quantitativo completa cinco carreiras, conforme distribuição a seguir:
- Delegado (16 vagas);
- Inspetor (50);
- Perito legista (20);
- Técnico de necropsia (quatro);
- Auxiliar de necropsia (seis).
O Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal, ligado ao Ministério da Economia, é o responsável por formalizar a autorização. Isso porque o Estado do Rio de Janeiro está sob ação da medida protetiva.
De acordo com a lei, órgãos estaduais só podem realizar concursos para reposição de postos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações, a partir de dezembro de 2017, mês em que o Estado aderiu ao regime.
Concurso PC RJ 2019: Organizadora está sendo definida
Atualmente, o novo concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro está em fase de escolha da banca organizadora. Conforme informações da Acadepol, até oito empresas interessadas enviaram propostas à corporação. Assim sendo, o processo licitatório poderá, finalmente, começar.
A partir do momento que as bancas forem definidas a PC RJ terá até 45 dias para liberar os editais. Vale frisar que a seleção para cada carreira será realiza por meio de um edital, ou seja, o concurso pode ter mais de uma organizadora. Se as empresas forem definidas até maio, é possível que os certames sejam abertos até julho, conforme previsão do secretário da Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga.
O concurso PC RJ 2019 terá vagas em carreiras de todos os níveis de escolaridade:
- Auxiliar de necropsia – ensino fundamental;
- Técnico de necropsia – ensino médio;
- Inspetor – ensino superior em qualquer área de formação e CNH categoria “B” ou superior;
- Delegado – ensino superior em Direito;
- Perito legista – ensino superior em medicina, farmácia ou odontologia.
Os vencimentos iniciais vão de R$ 4.506,27 a R$ 18.747,95, dependendo do cargo pretendido.