O urologista é o profissional responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino. É ele quem verifica a funcionalidade de órgãos, canais e outras estruturas desses sistemas.
Como a urologia frequentemente é associada apenas ao sexo masculino, é comum perceber uma confusão, já que muitas pessoas acreditam que um urologista só atende homens, assim como um ginecologista atende apenas mulheres.
No entanto, é importante ressaltar que isso não acontece. Apesar de lidar com doenças relacionadas ao sistema reprodutor masculino, quando se trata de problemas no sistema urinário (bexiga, rins, uretra, etc), o urologista também pode cuidar de pacientes de ambos os sexos.
É necessário ainda destacar que Urologia e Nefrologia, apesar de complementares, são áreas médicas diferentes. O nefrologista também trata doenças do sistema urinário, mas cuida especialmente das funções e doenças do rim.
Nos homens, o urologista poderá tratar doenças como infertilidade, impotência sexual, ejaculação precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), fimose e câncer de próstata e outros órgãos do sistema reprodutor.
Já em caso de doenças do sistema urinário, em ambos os sexos, o urologista é apto a tratar infecções urinárias, inflamações, cálculos renais (popularmente conhecidos como pedras nos rins), incontinência ou obstrução do fluxo urinário e tumores.
De acordo com estimativa do site de empregos Catho, a média salarial de um médico urologista no Brasil é de R$ 9.567,80.
Formação
Para se tornar um urologista, é necessário possuir curso superior em Medicina, e fazer duas especializações, uma em Clínica Geral e outra na área de Urologia. Desta forma, o futuro profissional deverá se dedicar aos estudos e residência médica durante 11 anos. Só depois disso é que ele estará apto para atuar na profissão.
Atuação
O urologista poderá atuar em clínicas e hospitais fazendo atendimento médico, procedimentos cirúrgicos, exames e diagnósticos, além do acompanhamento de pacientes internados.
Existem diversos ramos dentro da urologia nos quais esse profissional pode se especializar. São eles:
- Andrologia – trata o sistema reprodutor masculino e tudo que o envolve, como hormônios ou função sexual;
- Urologia feminina – trata o sistema urinário de mulheres;
- Urologia pediátrica – trata o sistema urinário de crianças;
- Urologia reconstrutora – trata pacientes que passaram por algum trauma (lesões, acidentes) e necessitam restaurar a função ou estrutura genital e urinária;
- Uroneurologia – trata problemas urinários que tenham surgido em decorrência de distúrbios neurológicos;
- Uro-oncologia – lida com tumores urológicos e câncer;
- Tratamento de DSTs;
- Transplante renal;
Saúde do homem
Dados do Ministério da Saúde indicam que o homem brasileiro vive em média 7,2 anos a menos que as mulheres. Isso acontece porque eles são mais propensos a violência, acidentes e também dão menos atenção à própria saúde.
Desta forma, o urologista é um profissional muito importante para a saúde do homem, principalmente porque o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente de câncer entre pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele.
O indicado é que homens com mais de 50 anos se consultem com o médico urologista pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de rotina e prevenção. Isto deve ser feito mesmo que não hajam sintomas, pois a incidência da doença é maior nessa faixa etária. Caso haja histórico de familiares próximos com câncer de próstata, a consulta anual com o urologista deve ser feita a partir dos 40 anos.